terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programa Ganhe o Mundo abre inscrições para nova seleção


O Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação do Estado (SEE), inscreve até o dia 1° de fevereiro alunos da rede estadual de ensino para a nova seleção de intercâmbio, que oferece 1.275 vagas distribuídas no Canadá, Estados Unidos, Noza Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. Serão selecionados até 75 alunos em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola. 
Os interessados devem realizar a inscrição no site da SEE e o resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 18 de março, no site da secretaria e no Diário Oficial. 
Os candidatos deverão estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio (regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) em 2013; ter alcançado média anual, em 2012, a partir de sete, tanto em língua portuguesa quanto em matemática; e ter frequência mínima de 85% nas aulas. Ainda está entre os pré-requisitos possuir, no mínimo, 14 anos até o dia 1º de agosto de 2013 e, no máximo, 17 anos e 11 meses até o dia 28 de fevereiro de 2014. O estudante também não pode ter sido reprovado em 2012.
A seleção é composta por duas etapas. A primeira é a realização de uma prova escrita (em inglês ou espanhol), que será aplicada nos dias 21 e 22 de fevereiro, contendo 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será feita a partir do cálculo da média aritmética das provas de língua e da média anual de português e matemática adquirida em 2012. 
Os estudantes cursarão, obrigatoriamente, um módulo intensivo dos cursos de línguas oferecidos pela SEE, após a seleção. Quem não obtiver nota mínima de oito, tanto na prova oral quanto na escrita, e frequência menor que 90% no mesmo módulo, será eliminado do programa. 
INTERÂMBIO – Após a seleção, os estudantes aprovados para o intercâmbio irão cursar o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses). A previsão é que o embarque ocorra entre os meses de agosto e setembro de 2013, para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, e janeiro de 2014, para a Nova Zelândia. Os alunos receberão uma bolsa de R$ 609,54 mensalmente enquanto estiverem no exterior.
fonte: ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário