sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Verdes assumem cargos conquistados nas eleições 2012 e reiteram compromissos firmados com seus eleitores

25157__ivanilson_gomes


No mês em que os verdes eleitos em todo o Brasil começam a assumir seus cargos, o blog da Fundação faz um balanço da participação do Partido Verde no cenário político do país. O PV conquistou 3,74% dos votos válidos, o que representou a escolha de 96 prefeitos e 1.582vereadores, sendo 31 vereadores eleitos em capitais.
Os verdes participarão da administração de duas grandes capitais brasileiras: Belo Horizonte e Salvador, onde se elegeram os vice-prefeitos Délio Malheiros e Célia Sacramento, respectivamente. No primeiro dia do ano, ambos tomaram posse e honraram seus compromissos na cerimônia de solenidade. Além disso, as cidades baianas de Alcobaça, Aracatu, Bom Jesus da Lapa, Guaratinga, Licínio de Almeida, Barra da Estiva, elegeram 6 prefeitos. Mais 114 vereadores do PV irão ocupar as cadeiras de liderança no estado. Já em Minas Gerais o PV elegeu 18 prefeitos e 352 vereadores.
Em São Paulo, estado onde o PV arrebatou 28 prefeituras, incluindo as oito cidades da grande São Paulo, Diadema, Jandira, Francisco Morato, Itapevi, Mariporã, Várzea Paulista, Morungaba e Bom Jesus dos Perdões, formando um “cinturão verde” entorno da maior metrópole do país, teve seus prefeitos empossados. Dentre as prefeituras conquistadas, a que mais chamou a atenção foi a da cidade de Diadema, onde Lauro Michels (PV) com 145 mil votos (60,44%) conseguiu derrubar o PT que já ocupava a cadeira há 30 anos.
Já as vagas para vereadores no estado de São Paulo serão ocupadas por 435 verdes, sendo o deputado Roberto Tripoli o mais votado, com uma conquista de 132 mil votos.
A estratégica cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, empossou dia 01/01/2013 em praça pública, o prefeito eleito do PV, Dr. Aluízio. Em discurso o novo prefeito destacou que se trata de um novo governo, no qual pretende desenvolver grandes mudanças para a população, incluindo melhor desenvolvimento humano e qualidade de vida.
No Paraná, o PV triplicou o número de prefeitos. Hoje são nove verdes ocupando cadeiras no estado. Destes, três prefeitos foram reeleitos. Os vereadores verdes conquistaram 80 vagas. Em Curitiba, a cerimônia de posse dos vereadores foi presidida por Cristiano Santos (PV), vereador mais votado da região, e a presidência da Câmara Municipal está sob comando de Paulo Salamuni, também do PV.
São eles: Adalgizo Cândido de Souza (Jasko) – Santa Lúcia; Dr. Elias Pereira da Silva – Alto Piquiri; Geraldo Maurício Araujo – Ribeirão Claro; Jarbas Carnelossi – Santa Amélia; Lorimar Luis Gaio (Lori) – São Jorge do Oeste; Mauro Cenci – Saudade do Iguaçu; Pedro Sérgio Mileski – Marilândia do Sul; Rogério da Silva Almeida – Mallet; e Santo Antonio do Paraíso – Devanir Martinelli.
Segundo a Deputada Estadual, Rosane Ferreira, presidente estadual do PV/PR, os números representam o resultado de um trabalho intenso, verdadeiro e que comprova que o eleitor entendeu o compromisso do Partido Verde com a ética, transparência e responsabilidade na administração pública.
“Estamos unidos, afinados no discurso e determinados a crescer ainda mais para levar às cidades o jeito Verde de promover o desenvolvimento sustentável, sempre administrando com ética, responsabilidade e transparência”, destacou Rosane.
Segundo dados do PV, atualizado em 01/01/2013, todos os prefeitos eleitos pela legenda tomaram posse. Enquanto nestas eleições o PV arrebatou 96 prefeituras, em 2008 a conquista foi de 75. O crescimento representa 28%, na comparação de 2008 com 2012. Dentre os prefeitos, 86 são homens e 10 são mulheres.
Secretarias
Em Salvador, a frente da pasta Secretaria da Cidade Sustentavel, Ivanilson Gomes terá a missão de pensar os caminhos verdes para a capital baiana.
Já a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo será presidida pelo vereador Ricardo Teixeira (PV). Em Campo Grande, capital do Mato Grosso, o ex-vereador Marcelo Bluma (PV) é um dos nomes mais contados para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), conforme anunciado pelo prefeito empossado, Alcides Bernal (PP).
Fonte: Blog da FVHD (Por Sandro Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário