sábado, 26 de janeiro de 2013


Olinda transforma seu Carnaval em festa de amor ao Estado


O Carnaval 2013 de Olinda  faz uma louvação a Pernambuco, levando para as ruas da cidade histórica as carrancas de Petrolina, os caiporas de Pesqueira, os papangus de Bezerros e os mamulengos de Glória do Goitá. Mais de cem figuras estão sendo confeccionadas a mão, por mestres e artífices, para representar as diversas manifestações culturais do Estado, do Sertão ao Litoral, na decoração da festa. 




Os cenários começam a ser apresentados ao público a partir de 1º de fevereiro, na Avenida Sigismundo Gonçalves.“Decoração de Carnaval não é só enfeite, fazemos cenografia para contar uma história, a cidade se veste para acolher o folião”, diz o artista plástico Fernando Augusto, ao apresentar as alegorias na manhã de ontem, em entrevista na Prefeitura de Olinda.


Este ano, ele vai contar a história da cultura pernambucana em 18 cenas montadas no Varadouro, na Sigismundo Gonçalves e na Praça Monsenhor Fabrício, onde fica o Palácio dos Governadores.O enredo da folia – Pernambuco Imortal! Imortal! – definiu a cor predominante na cenografia, o azul cobalto da bandeira do Estado. “Vamos usar todas as cores presentes na bandeira”, informa Fernando Augusto, que decora Olinda para o Carnaval pela 10ª vez em 16 anos.

Há três meses, um grupo de 60 pessoas trabalha no barracão instalado no Cine Olinda, bairro do Carmo, na confecção das peças, feitas de isopor e revestidas de papel, resina, poliuretano e fibra de vidro.Para pintar as alegorias são usados nada menos que oitenta litros de tinta, conta a artífice olindense Mônica Melo, responsável pela pintura das peças. “O trabalho é grande, mas faço com muito carinho, é uma satisfação ver tudo nas ruas depois de pronto”, comenta. 

Montanhas de blocos de isopor são transformados em leões, bodes, carrancas, bonecos gigantes, santos, cangaceiros e na vegetação do Sertão. “Cada bloco tem 2mx1mx50cm, para fazer o leão usamos um bloco inteiro e mais um pedaço de isopor”, exemplifica mestre Tonho (Antônio José da Silva), do distrito de Bonança, no município de Moreno, Grande Recife.



Brasão


A menor figura é a coroa-de-frade (cacto comum no Nordeste brasileiro), com meio metro de altura, diz Fernando Augusto. O brasão de Pernambuco é a maior delas, com 7,5 metros. Ficará na fachada do Palácio dos Governadores, com o brasão de Olinda, cinco leões (referência a Pernambuco, chamado Leão do Norte), caboclos de maracatu e passistas de frevo.

Olinda será representada pelos bonecos gigantes – marca do Carnaval da cidade – e haverá ainda homenagens a personalidades da cultura pernambucana: João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Chico Science, Chacrinha, Gilberto Freyre, Bajado, Manoel Bandeira, Mestre Salustiano, Capiba, Paulo Freire, Nelson Rodrigues, Janete Costa e Luiz Gonzaga.“

Vamos mostrar fragmentos culturais do Estado e fazer um Carnaval bonito, essa é uma tradição de Olinda. O frevo, uma marca pernambucana reconhecida em dezembro como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco, terá lugar de destaque”, afirma o prefeito da cidade, Renildo Calheiros (PCdoB). A cenografia completa custará R$ 1 milhão. 

Fonte: Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário