terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que 6 escolas pobres do Brasil fizeram para ter desempenho de país desenvolvido


As escolas a seguir, distribuídas pelas 5 regiões do Brasil, conseguiram um feito notável: fazer com que alunos de áreas carentes, com pais de pouca instrução, tivessem desempenho a altura de pares de nações desenvolvidas.


Região Sul – Foz do Iguaçu (PR)

Escola Municipal Professora Suzana Moraes Balen
Ideb (2011) – 7,5
Ideb (2007) – 4,7
O que a escola fez: O décimo quarto salário é distribuído a todos os funcionários da escola em caso de desempenho maior ou igual a meta no Ideb. O bônus foi implementado enfatizando que o cumprimento das metas depende do aprendizado efetivo dos alunos, pragmatismo muitas vezes ignorado nas salas de aulas brasileiras.
Alunos que sabem Português90%
Alunos que sabem Matemática80%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)

Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ)

CIEP Glauber Rocha
Ideb (2011) – 8,5
Ideb (2007) – 5
O que a escola fez: Mesmo localizada em área de grande violência urbana, o ambiente do centro de ensino é seguro. De acordo com a diretora, a última ocorrência foi há quatro anos, quando ladrões invadiram a escola para roubar utensílios da cozinha. O sucesso ocorre porque a escola se envolve com a comunidade e a comunidade com a escola. Ter os vizinhos como guardiões é o melhor remédio contra episódios que podem afligir estabelecimentos de ensino em áreas violentas.
Alunos que sabem Português: 93%
Alunos que sabem Matemática: 97%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)

Região Centro-Oeste – Acreúna (GO)

Escola Municipal João Batista Filho
Ideb (2011) – 7,3
Ideb (2007) – 3,6
O que a escola fez: Assim como todas as demais desta lista, a escola de Acreúna começou com o desenho de metas de aonde elas queriam chegar. A decisão de estabelecê-las criou ainda a necessidade de definir parâmetros claros sobre o que se espera que os alunos aprendam. Sem isso, como saber se o aluno tem ou não um aprendizado adequado àquela série?
Alunos que sabem Português81%
Alunos que sabem Matemática90%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)

Região Norte – Palmas (TO)

Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva
Ideb (2011) – 8
Ideb (2007) – 4,7
O que a escola fez: A unidade se preocupa com estímulos adicionais para os alunos: atividades extracurriculares, como práticas de esporte e leitura, além de atividades para a socialização dos alunos, como festas e apresentações estudantis. Isso ajuda a criar na escola um clima agradável. O resultado: “a gente ama a escola, adora a escola, gosta de estudar! A gente adora a tia Adriana, os professores têm muito carinho”, disse um aluno aos pesquisadores. A criação de um bom clima escolar, ausente em muitas unidades de ensino do país, está ligado a um desempenho superior da classe estudantil. 
Alunos que sabem Português: 93%
Alunos que sabem Matemática: 92%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)

Região Nordeste – Pedra Branca (CE)

Escola Maria Alves de Mesquita
Ideb (2011) – 7,8
Ideb (2007) – 3,5
O que a escola fezParte do sucesso desta escola é explicada pela melhora da rede pública de toda a cidade, desenvolvimento conquistado também com medidas impopulares. Por isso, o apoio real de políticos à causa da melhoria da educação é tão importante. O prefeito, por exemplo, apoiou a extinção de algumas escolas rurais, que atendiam a um grupo muito pequeno de alunos e até por isso não apresentavam qualidade, colocando estas pessoas em unidades com ensino superior, facilitando o acompanhamento da aprendizagem por parte da Secretaria.
Alunos que sabem Português: 81%
Alunos que sabem Matemática: 90%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)

Região Nordeste – Sobral (CE)

Escola CAÍC Raimundo Pimentel Gomes
Ideb (2011) – 8
Ideb (2007) – 5,3
O que a escola fez: Os professores identificam nas turmas os alunos com melhor desempenho em determinada disciplina. Esses vão trabalhar com aqueles que têm pior desempenho, atuando como “monitores” para os que estão com mais dificuldade. De modo geral, o que se vê nessa escola - e nas demais analisadas - é que as ações pedagógicas não são mais pautadas por intuição, mas sim solidamente embasadas em evidências e dados de aprendizagem.
Alunos que sabem Português: 81%
Alunos que sabem Matemática: 90%
Média do Brasil: 37% (Português) e 33% (Matemática)


Fonte: Revista Exame (postado por Sandro Ferreira)





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