quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AVANÇO NA DEMOCRACIA: COMUNISTA GUIDO BIANCHI SERÁ DIRETOR-PRESIDENTE DA NOVA TV.

Reeditado por Dedé Rodrigues

No Blog Tabira em Tempo. 



Um antigo camarada de luta, o comunista Guido Bianchi, vai ser presidente da nova TV. O  anúncio foi feito na noite desta terça-feira (22) pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos. O diálogo informal marcou o fim da cerimônia de assinatura do decreto que institui o novo canal de televisão, que sai do papel depois de três anos de articulações.


Para que a gente entenda importância desse novo empreendimento da comunicação no Estado leia o que pensa Nelson Breve diretor presidente da EBC. "O que está se fazendo em Pernambuco é tratar de um serviço público que é previsto na Constituição, de complementariedade. Não enxergamos a audiência como consumidor, atraído pela publicidade de cerveja ou refrigerante. O cidadão precisa de informação para a educação de qualidade, promoção da cidadania, formação da consciência crítica".


O governador Eduardo Campos espera que a nova programação esteja no ar até o fim do ano. Como telespectador, Eduardo quer ver na telinha mais espaço para a produção cultural do estado, mostrando Pernambuco aos pernambucanos, a beleza de nossas regiões e valorizando nossas raízes culturais. "Também daremos espaço para temas que não encontramos nas televisões comerciais", adiantou ele. 

O que era a antiga TV Pernambuco ganha um novo formato, que segue os mesmos moldes da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Parte da programação será preenchida com produções nacionais, mas também existirá espaço para ideias locais, como já ocorre com atrações elaboradas com financiamento do Funcultura estadual.

Nelson Breve, diretor-presidente da EBC, que estava presente à assinatura, reforçou que com a iniciativa Pernambuco será mostrado no Brasil inteiro. "Estamos em 1.870 municípios de 24 estados e mais o Distrito Federal, além de termos mais de 40 geradoras. Funcionamos como um comitê de rede, com troca de conteúdo jornalístico e coproduções regionais. Cerca de 10% de nossa grade é regionalizada e 5% é para produção independente", detalha Nelson Breve.


Secretário de Comunicação do PCdoB no estado, o comunista Guido Bianchi, publicitário com 35 anos de carreira, que será o diretor-presidente da nova TV, disse que a empresa nasceu hoje, mas terá ainda um período de transição pela frente. “Vamos começar do zero, mas com a herança das concessões públicas. Da TV Pernambuco, com mais de 60 repetidoras e a emissora de Noronha, além dos bens do antigo Detelpe. E precisamos seguir a Lei 2016, da radiofusão digital", argumenta Bianchi.

Fonte: Diário de Pernambuco

Um comentário: