segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DEPUTADA FEDERAL LUCIANA SANTOS (PC do B - PE) "Uma brava na luta pela democratização da mídia no Brasil".

Reeditado por Dedé Rodrigues
No Blog Tabira em Tempo.


A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) é uma brava, pois ela quer garantia e pluralidade na comunicação do Brasil. Como representante da Comissão que trata da distribuição de verba publicitária de mídias alternativas no país, num setor hoje ocupado exclusivamente pelos grandes grupos de Comunicação, ela luta pela criação desse incentivo para o fortalecimento das mídias alternativas. Ela avalia que esta luta pode representar o primeiro suspiro em um modelo de mídia excludente por não contemplar a diversidade da informação e das culturas regionais.

Este ano o processo vai transitar na Subcomissão que trata do assunto e ela espera que até o final do período legislativo já haja mudanças previstas no campo da pluralidade da comunicação no país.


Em entrevista ao Programa Conexão Jornalismo, ela disse que enquanto a verba oficial servir apenas aos grandes grupos de comunicação, em detrimento de novas propostas e posicionamentos nos campos sociais e políticos, o país não avançará.

“É um modelo empregado aqui que remete a períodos onde a distribuição de canais de rádio e TV não obedeciam a critérios técnicos, mas meramente políticos”, disse, numa referência ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados. “Eram mais de 200 canais de TV e rádio sob uma mesma tutela e compromisso político e econômico.”

Reunida em dezembro com Renato Rovai, presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), Luciana disse que o encontro serviu principalmente para que as demandas do setor fossem expostas e tornadas públicas.

Fonte: Da Redação em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário