quinta-feira, 13 de junho de 2013

Em nota, Anistia Internacional condena 'repressão' em SP e Rio.

(por Sandro Ferreira)
A Anistia Internacional divulgou nota na noite desta quinta-feira sobre os protestos contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo a entidade, a ação da polícia mostra "radicalização da repressão" e o transporte público acessível é de "fundamental importância
Confira, na íntegra, a nota:
A Anistia Internacional vê com preocupação o aumento da violência na repressão aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também é preocupante o discurso das autoridades sinalizando uma radicalização da repressão e a prisão de jornalistas e manifestantes, em alguns casos enquadrados no crime de formação de quadrilha.
O transporte público acessível é de fundamental importância para que a população possa exercer seu direito de ir e vir, tão importante quanto os demais direitos como educação, saúde, moradia, de expressão, entre outros.
É fundamental que o direito à manifestação e a realização de protestos pacíficos seja assegurado. A Anistia Internacional é contra a depredação do patrimônio púbico e atos violentos de ambos os lados e considera urgente o estabelecimento de um canal de diálogo entre governo e manifestantes para que se encontre uma solução pacífica para o impasse.
SP: grupo protesta contra aumento no transporte; veja as fotos
CoCom cartaz irônico, manifestante cita reforço policial em novo protesto contra reajuste do ônibus no Riom cartaz irônico, manifestante cita reforço policial em novo protesto contra reajuste do ônibus no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário