quarta-feira, 19 de junho de 2013

REFLEXÃO: A QUEM INTERESSA OS RECENTES PROTESTOS DE RUAS?

II PARTE

Por Dedé Rodrigues.


Quais são os interesses que existem e que podem se colocar por trás dessas manifestações? Quem dirige esses movimentos?
Os recentes protestos de ruas foram marcados pelo espontaneísmo e combatividade com forte participação da juventude e começaram protestando contra os aumentos das tarifas de ônibus, metrô e trens urbanos. O movimento segundo editorial do Vermelho:
 “Cujo início parecia ser mais um protesto contra o alto preço e a péssima qualidade dos transportes públicos em São Paulo, fruto de desastrosas administrações municipais e estaduais, começa a extravasar o objetivo inicial e ganha um sentido político que não tinha”.

“As manifestações desta segunda foram também uma contundente resposta à violência policial-militar desencadeada contra as demonstrações anteriores, sobretudo em São Paulo, onde a Polícia Militar sob as ordens do governador neoliberal e conservador do estado, parece estar em guerra contra o povo. Há muito tempo não ocorria tamanha violência contra manifestantes: ação da tropa de choque que usou e abusou das chamadas armas não letais – balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral. A tropa ensandecida desmandou-se em agressões físicas deixando um saldo de centenas de pessoas feridas. As manifestações evoluem para a demonstração do repúdio à repressão, à arbitrariedade da PM, pela defesa da Constituição, da democracia e pela garantia do direito de manifestação em local público e aberto. Este é o sentido político que vai ganhando corpo e mobilizando milhares de pessoas que, cada vez mais, demonstram sua indignação. A defesa destes direitos é fundamental para a democracia”.
“As manifestações, inicialmente convocadas pelo Movimento do Passe Livre, têm contado com a presença maciça das organizações estudantis e juvenis, a começar pelas prestigiosas UNE e Ubes e suas correlatas nos estados e municípios, o que só adiciona força e credibilidade à que originalmente possui o Movimento do Passe Livre. Observa-se ainda a presença das juventudes partidárias de esquerda, o que também imprime conteúdo político e ideológico ao movimento”.
“Por outro lado, as forças de direita, a partir dos meios de comunicação, que estão dando amplo espaço à divulgação das manifestações, mostram-se interessadas em instrumentalizar o movimento espontâneo como massa de manobra para fins oposicionistas e desestabilizadores em relação ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Pescam em águas turvas, fazem analogias com movimentos sociais de outras latitudes e propõem artificialmente outras bandeiras de luta funcionais aos seus interesses”.

3 comentários:

  1. Os protestos foram convocados em grande parte pelas redes sociais. A tal convocação a juventude e a população em geral aderiu e viu nisso oportunidade de extravasar tantas decepções contra o governo esquerdista que aí está, infiltrado em todos os setores da sociedade, inclusive na própria massa de jovens universitários, que há muito tempo já sofreram a lavagem cerebral pseudo-intelectual marxista. Tal manifestação é a oportunidade de ouro para os agitadores contratados por interesses ainda subterrâneos para implantar o caos, ambiente propício para, a seguir, fazer mudanças radicais, que em tempo de "paz" não é possível. Logo, existe, a massa bovina, inocente-útil e existe os interesses "revolucionários" a quem interessa o caos. Revolução gera revolução, que gera o caos, que irá gerar o caos maior, donde emergirá uma nova ordem totalitária, por a anarquia infinda iria implodir a vida. Nalgum ponto da TÃO SAGRADA REVOLUÇAÕ HAVERÁ UMA SOLUÇÃO (TOTALITÁRIA É CLARO). Depois disso, ordem, seguranaça e ESCRAVIDÃO. Como é linda a REVOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, preciso entender melhor: já estamos no caos há algum tempo, porque a mudança seria ruim? Outra: se depois houver ordem e segurança, onde estará a escravidão?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir