sábado, 22 de junho de 2013

O MOVIMENTO ESPONTÂNEO DAS MASSAS PRECISA DE EDUCAÇÃO POLÍTICA E DE RUMO CERTO..


Por Dedé Rodrigues.
Nos últimos dias temos assistido nos principais centros urbanos do Brasil uma manifestação crescente e espontânea das massas em protestos nas ruas. Concordo com o presidente nacional do PC do B Renato Rabelo quando diz que  “as causas estão nas nossas cidades desumanas” devido as carências que apresentam em praticamente todas as áreas”.  Concordo com a nossa presidenta Dilma quando diz que está escutando as vozes das ruas.
O que realmente tem me preocupado nessas manifestações? Quem deve conduzir esse movimento espontâneo?  Por que a rejeição aos partidos políticos e as instituições tradicionais é perigosa para a nossa democracia? Quem é responsável em primeira instância pela ignorância política das massas? O que o movimento social consciente deve fazer nesse momento?


O que tem me preocupado nessas manifestações são as práticas apolíticas que condenam partidos e instituições sociais indispensáveis a nossa democracia. Esse é o resultado da despolitização propagada diariamente pelo principais meios de comunicação no Brasil. Ora! Não existe regime sem partido ou partidos. Quem prega isso, contribui com a instauração de um regime neofascista ou neonazista no Brasil.  Quem prega isso é uma parte dos manifestantes, que por si, se constitui também num partido. Qual partido? Qual proposta de governo? A quem interessa o quebra-quebra do patrimônio público? Não é a ultra direita que sai ganhando com isso?  Lembremos de Hitler que se aproveitou da crise do Liberalismo para implantar o Nazismo na Alemanha e segurar regimes fascistas pelo mundo a fora. Lembremos dos 6 milhões de judeus assassinados pelo regime da Alemanha de Hitler nos campos de concentração. Lembremos dos mais de 60 milhões de irmãos que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial que teve com uma das causas a expansão geográfica e agressiva da Alemanha Nazista. Lembremos da História para não repetir erros do passado.

Se é verdade que só através das lutas e manifestações de massas nós vamos mudar o Brasil para melhor, é verdade também que um movimento acéfalo, sem norte, sem propostas definidas pode ir para qualquer lado. E talvez seja bom a gente lembrar o que dizem os religiosos que o caminho da perdição e do inferno é largo e a direita o conhece muito bem e pode, produzir  uma espécie de Hitler brasileiro para tentar atrair, ainda que seja temporariamente,  muitos “marinheiros de primeira viagem” que estreiam nessas  manifestações.  Movimentos sem norte definido e que não querem a ampliação da democracia brasileira e o fortalecimento das instituições democráticas, principalmente a existência de partidos políticos, se persiste por muito tempo agindo assim, jamais conquistarão boa coisa para o Brasil.

Penso que há também um recado implícito nessas manifestações contra o burocratismo que impera em muitas instituições sociais e partidos políticos, mas só resta para as forças lúcidas e conscientes que estão nos movimentos sociais e nos partidos políticos progressistas em todo o Brasil fazer o que fizeram em São Paulo recentemente se reunir e construir uma pauta unificada de bandeiras e lutas para evitar que a extrema direita conduza essas manifestações para um inferno neonazista ou neofascista brasileiro.  

VIVA A NOSSA DEMOCRACIA!
VIVA A LUTA DO POVO CONSCIENTE!
ABAIXO O APOLITICISMO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E NA MÍDIA GOLPISTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário