quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vem aí o “Oscar da política”, versão 2013


(por Sandro Ferreira)
É dada a largada para o processo de escolha dos melhores representantes da população no Parlamento. Almoço marca hoje o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013, que começará mais cedo este ano, já na semana que vem.
Dos 513 deputados e 81 senadores, com quem podemos, afinal, contar? Pela oitava vez consecutiva, o Congresso em Foco convida o internauta a parar, refletir e buscar uma resposta para essa pergunta. Um almoço marca hoje (20) o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013, que apontará, por meio de votação, os parlamentares que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população ao longo deste ano.


Pode parecer paradoxal premiar político, sobretudo, num momento em que milhares de brasileiros saem às ruas para protestar contra tudo e contra todos. Mas não é. Pelo contrário. Os dois movimentos são afinados. Criado em 2006, o prêmio é movido pelo mesmo espírito que acompanha os manifestantes nas passeatas: a busca pela construção de um país melhor, que ouve e respeita os seus cidadãos.
Há motivos para acreditar que isso é possível. O tempo tem mostrado que valorizar quem trabalha melhor faz muito bem à democracia. Estimula os congressistas de bom desempenho (e há vários). Incentiva o cidadão a acompanhar mais de perto a ação dos representantes eleitos. E contribui para destacar a importância do Parlamento em um país democrático.
O fato de a iniciativa vir de um veículo conhecido pela independência e pelo espírito crítico com que sempre cobriu o Congresso deu ao projeto uma dimensão além das nossas melhores expectativas. A festa de premiação se tornou um ponto marcante do calendário político e social de Brasília. No ano passado, foi prestigiada por mais de 800 pessoas e colocou o Prêmio Congresso em Foco entre os trending topics do Twitter brasileiro. Políticos como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e comunicadores como Marcelo Tas, entre outros, já o definiram como “o Oscar da política brasileira”.
Parlamentares, jornalistas, assessores e parceiros institucionais tomarão conhecimento nesta quinta-feira das novas regras do prêmio. Os premiados são escolhidos em duas fases. Na primeira, de 24 a 27 de junho, pelos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado. Os mais votados nessa etapa estão, automaticamente, entre os melhores de 2013 e receberão no mínimo um certificado na festa de premiação, que será realizada em Brasília no dia 26 de setembro.
A classificação final de cada um e seu respectivo prêmio – troféus, placas ou diplomas – serão definidos em votação na internet, de 9 de julho a 9 de setembro. Na internet, o público também pode incluir entre os premiados nomes preteridos pelos jornalistas.
Não podem ser votados parlamentares que respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo).
fonte: congresso em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário