sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cordelista canta em versos o legado de Gonzaga

“Sou cantador, violeiro e forrozeiro / Sambista brasileiro e assim bem paraíba / Um operário, milionário sem tostão / Muito amor no coração / Vez por outra sou escriba / Vou por aí relembrando o mestre Lua / Cantarolando nas ruas becos vielas e guetos / Uma sanfona, triangulo e a zambumba / Tocando xaxado, rumba xote e baião nos coretos”.


Bienal da UNE homenageia Luiz Gonzaga

Com informações da Agência Brasil

Luiz Gonzaga, por ele mesmo

Respeita Januário





Vida de viajante




Com Gonzaguinha




..
Os versos foram declamados pelo diretor da Academia Brasileira do Cordel, Chico Salles, para mostrar a manifestação lembra que o legado do músico tornou-se a base de aprendizado para os estudantes de piano, de jazz e de blues.
de um poeta popular seguidor da cultura musical deixada pelo Rei do Baião. Para Salles, Gonzaga é “a matriz" de toda a música brasileira regional. "Se a música brasileira pudesse ser colocada sobre quatro pilares, sem dúvida nenhuma, Luiz Gonzaga seria um deles”. Ele

             
O paraibano Chico Salles participou em São Paulo da 4ª Caravana de Cordel, no Memorial da América Latina, que teve como tema o centenário de Luiz Gonzaga. Chico Salles também faz parte do projeto do Instituto Memória Brasil, que prepara um CD comemorativo do centenário. O lançamento do CD deve ser na segunda quinzena de fevereiro do próximo ano, no Rio de Janeiro.

Outro evento comemorativo foi o 1º Festival Gonzagão, no sábado (14), na Praça da Luz, na região central de São Paulo. As apresentações foram gratuitas e tiveram a participação de Chambinho do Acordeom, que tem despontado no meio, depois de ter participado do filme Gonzaga, de Pai para Filho interpretando uma das fases da vida do Rei do Baião. Também estiveram presentes duplas de repentistas como Edival Pereira e Gilberto Alves, Antonio Barbosa e Chico Pereira, Sebastião Marinho e Andorinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário