sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UMA CHANCE PARA A PAZ NA AMÉRICA DO SUL

Colômbia: Farc e governo iniciam diálogo pela paz


Após quase 50 anos de conflito armado envolvendo a guerrilha mais antiga das Américas, a Colômbia pode estar perto da paz. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo de Juan Manuel Santos instauraram, no dia 18 de outubro, a Mesa de Diálogo para “conquistar uma paz democrática e justa”.


AFP
Marcha patrióticaO movimento esquerdista Marcha Patriótica tem um papel importante no atual contexto colombiano e busca a "segunda independência do país"
Como garantia de que este processo não terá o mesmo desfecho que o massacre de Caguán, Noruega, Cuba, Chile e Venezuela atuam como intermediadores das conversas. “Confiamos nos diálogos de Caguán e quando as conversas terminaram o inimigo, que havia se preparado para a guerra, investiu com muita força”, declarou o líder guerrilheiro e um dos fundadores das Farc, Miguel Angel Pascuas, em entrevista concedida ao portal Rebelión.

Leia também:
Farc: Paz tem que rimar com soberania e justiça social
Farc: integração da AL passa por pacificação da Colômbia
Farc em Oslo: “Nosso sonho, a paz com justiça e soberania”
Farc: Redistribuição de terra será tema nas negociações de paz
Farc: “Militares e contratos de guerra impedem cessar-fogo”
Farc anunciam cessar-fogo unilateral
Líder das Farc alerta: "É preciso evitar os erros de Cagúan"
Farc e governo debatem tema agrário nos diálogos de paz

Em abril, a guerrilha anunciou o fim da prática de sequestros e, com a ajuda do Brasil, libertou, unilateralmente, os últimos dez militares que estavam em seu poder. A medida não foi acompanhada de nenhuma sinalização do governo em ceder com relação às agressões. Ao contrário, o presidente Juan Manuel Santos intensificou as ações contra as Farc.

Em outubro, o mandatário colombiano revelou que há seis meses mantinha conversações com a guerrilha para chegar a um acordo e negociar a saída pacífica. A medida foi duramente criticada pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, que rompeu com Santos e chegou a declarar que a negociação era um “duro golpe à democracia”. A visão não é compartilhada pela sociedade colombiana: 80% da população apoiam o processo.

O diálogo teve início em Oslo, na Noruega, quando foram definidos os termos e a agenda das negociações. O primeiro ponto a ser tratado é a questão do desenvolvimento agrário. Desde o dia 15 de novembro, em Havana, Cuba, as partes discutem as soluções para a correção da desigualdade da posse da terra colombiana.

O que se coloca agora é a necessidade de envolver a população nos debates travados. A guerrilha defende a participação popular e foi criado um site, com o objetivo de receber as contribuições da sociedade no processo que não tem data para terminar. Apesar disso, o presidente colombiano afirmou que, “se houver vontade, poderemos celebrar o próximo Natal [2013] em paz e com o conflito concluído”.

Da Redação do Vermelho

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário