domingo, 30 de dezembro de 2012

QUANDO O EXÉRCITO É USADO PARA DEFENDER INTERESSE PÚBLICO.

Bolívia nacionaliza empresas para garantir luz em áreas rurais


O presidente boliviano, Evo Morales, decretou, neste sábado (29), a nacionalização das duas empresas distribuidoras de eletricidade do grupo espanhol Iberdrola, para ampliar a cobertura do serviço em áreas rurais. O serviço será assumido pela Empresa Nacional de Eletricidade (Ende).


David Mercado / Reuters
BolíviaPolicial boliviano vigia sede da empresa de distribuição de eletricidade Electropaz, uma subsidiária da companhia espanhola Iberdrola.
Morales, que já havia nacionalizado em 2010 as ações de quatro empresas geradoras de eletricidade, incluindo duas filiais da francesa GDF Suez e a britânica Rurelec, com o objetivo de acelerar a distribuição do serviço nas distintas regiões do país.

"Fomos obrigados a dar esse passo para as taxas de serviços elétricos serem equitativas em La Paz e Oruro e garantir que a qualidade de serviço de energia elétrica seja uniforme em áreas rurais e urbanas", disse o líder indígena. Ele afirmou ainda que “esta medida garantirá o direito humanitário à eletricidade que têm os cidadãos que têm os cidadãos que vivem nas áreas rurais.

Iberdrola, cuja sede em La Paz estava sob custódia da polícia, opera na Bolívia desde a década de 1990, após a aquisição de sistemas de distribuição doméstica da Companhia de Energia Elétrica da Bolívia.

Da Redação do Vermelho,
com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário