domingo, 26 de maio de 2013

ADELMO CABRAL: “NÓS VAMOS VER SE ORGANIZAMOS TODA CADEIA PRODUTIVA DE TABIRA”.


Por Dedé Rodrigues.


Adelmo Cabral, jaboatonense residente em Tabira, Presidente da COODAPIS e agora da COODAF tem contribuído há alguns anos com o desenvolvimento do campo de Tabira com a criação de abelhas para exportação de mel. Ele foi o entrevistado do Programa Comunidade em Ação apresentado pro Joel Mariano e Dedé Rodrigues, na última sexta-feira, dia 24 de maio de 2013. Segundo Adelmo Agora ele está com um novo projeto que pretende mapear e organizar toda cadeia produtiva de Tabira. Como será que ele pretende fazer isso? Quem serão os seus principais parceiros? Qual é a importância desse projeto para o desenvolvimento de Tabira? Onde será o pré-lançamento do projeto? O que eu e  Joel Mariano pensamos disso tudo?


Eu penso como  Adelmo que é preciso organizar toda a nossa cadeia produtiva para alavancarmos o nosso desenvolvimento. Nós criamos ovelhas, gados, cabras, galinhas, peixes, abelhas  etc. Plantamos milho, feijão, tomate e outras verduras, no geral,  sem apoio de crédito, falta de  conhecimento técnico e principalmente a comercialização desses produtos. Conforme Adelmo “a Cooperativa será importante para a comercialização e distribuição dos nossos produtos que serão levados para uma central”.  Ele disse, por exemplo,  “que recebeu um pedido para distribuir uma grande quantidade de tilápias para a merenda escolar, mas não tem essa produção em Tabira”. A grande novidade, nesse e em outros casos, é que há demanda, ou seja, tem quem compre os produtos, mas nós estamos sem produzir o suficiente e sem saber a quem vendemos”. Esse será o papel da Cooperativa na cadeia produtiva. 

Adelmo ainda falou que já está com um projeto do PRORURAL numa construção que custa em torno de 700,00,00   (setecentos mil reais) para a questão da polpa de frutas.


Para Joel Mariano os programas sociais do governo Lula e agora Dilma são importantes, mas vão até quando? As pessoas não podem se limitar a isso, pois esses programas são paliativos, uma espécie de remédio para uma dor, mas não resolvem o problema. Por outro lado, outro governo pode retirar tudo isso. Ele disse ainda que essa disputa por mercados é uma luta de gigantes, já causou até guerras no mundo, e os pequenos só vencem essa batalha se   juntando.  “É preciso introduzir as pessoas em cadeias produtivas” disse Joel. Ele como presidente do CMDR hipotecou todo apoio a essa iniciativa do seu conterrâneo de Jaboatão e disse que vai defender o projeto na próxima quarta-feira. O pré-lançamento do projeto será na próxima quarta-feira,29 de maio, na sede do STR de Tabira na reunião do CMDR com a presença dos agricultores organizados.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário