sexta-feira, 17 de maio de 2013

Merenda de escolas estaduais será complementada com agricultura familiar


(por Sandro Ferreira)


Serão beneficiadas mais de 800 escolas



Mais de 800 escolas estaduais de Pernambuco terão o cardápio da merenda acrescido de gêneros alimentícios produzidos por cooperativas de agricultura familiar do estado. Os contratos com as oito cooperativas foram firmados pelo governador Eduardo Campos na última sexta-feira (10), em Orocó, sertão de Pernambuco.
Do total de escolas beneficiadas, 78 são unidades indígenas localizadas nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Petrolina, Salgueiro e Arcoverde. Nesses casos, as etnias indígenas foram consultadas sobre a escolha dos alimentos – de forma que os gêneros atendam às especificidades culturais de cada povo. As demais 745 escolas são de ensino regular e pertencem a 12 diferentes GREs.
Ao todo, o fornecimento vai atender a 590 mil estudantes de 113 municípios de Pernambuco. Os contratos têm duração de um ano (até maio de 2014) e preveem a entrega de gêneros como mel, inhame, melão, cenoura, cebola, macaxeira, abóbora, mix de caprino, banana e melancia.
O investimento total é de R$ 18,7 milhões. Com a ação, o objetivo do governo é investir em alimentos saudáveis, ao mesmo tempo em que beneficia os pequenos produtores agrícolas do estado – os mais prejudicados com a estiagem prolongada.
“Investir em alimentação saudável é educar para saúde, esporte e qualidade de vida”, afirmou o secretário de Educação, Ricardo Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário