sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vamos incentivar o plantio de mais árvores

(por Sandro Ferreira)

Vale a pena plantar árvores, nas calçadas, no fundo do quintal, no sítio, nas avenidas, nos pontos de ônibus, nas praças, em todos os lugares onde seja possível.


Vamos relembrar alguns motivos?


1) Fornecem sombra – mais que evidente e de fácil constatação, quando em dias de calor. Todo mundo se protege do sol nas sombras das árvores e marquises;

2) Refrescam o ar através da evapotranspiração; isto é, árvores, dentre as diversas utilidades, podem ser comparadas a imensas estações de bombeamento de água do subsolo para a atmosfera. Ao lançar no ar as gotículas de H2O, elas criam um efeito refrigerante ao redor delas. Uma árvore adulta bombeia cerca de 300 litros de água para a atmosfera, por dia;

3) Filtram o ar: árvores “respiram” pelas raízes (e transpiram pelas folhas). Usam a terra como filtro de ar e puxam o ar com os poluentes para o solo, etapa antecessora da limpeza natural, que é feita pela chuva. Chuva e árvores formam um sistema perfeito de limpeza atmosférica;

4) Beleza… Tem coisa mais bela que você chegar numa cidade e percorrer uma alameda cheia de árvores floridas? Ou passear pela cidade e se deparar com diversos exemplares em flor? Ou passar por túneis verdes, com pássaros, raios de sol e o farfalhar das folhas ao vento?

5) Perfume… Com a brisa que percorre as ruas da cidade, uma cidade arborizada permite contato com aromas deliciosos. É uma excelente surpresa ser brindado com um ar perfumado, não é?

6) Bem estar! As plantas soltam no ar Phytoncides, químicos transportados pelo ar emitidos pelas plantas para protegê-las do apodrecimento, de insetos, e de micróbios, e que aparentemente também beneficiam os humanos (segundo pesquisa do Japão de janeiro de 2010), aumentando nossa imunidade.

7) Frutos! As árvores nativas fornecem alimento para pássaros, macacos, abelhas, seres humanos… Suas folhas e galhos velhos, além disso, servem como fonte de nutrientes para composto orgânico.

8] Absorvem CO² – poderia ter colocado este ítem em primeiro lugar, mas deixei para depois por um motivo básico: não adianta plantar árvores se continuarmos poluindo. Temos que arborizar aquilo que for possível, para o bem estar de todos.

Plantar e cuidar. Façamos todos a nossa parte.

Abraços!

http://www.tudosobreplantas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário