sábado, 18 de maio de 2013

MAIORIA DOS VEREADORES DE TABIRA APOIAM AS CONTAS DE DINCA BRANDINO – 2010.

Mesmo precisando de apenas um 1 voto a mais para derrubar o parecer do Tribunal de Contas na votação em 1º turno, a maioria da Câmara de Vereadores aprovou ontem as contas do ex prefeito Dinca Brandino, exercício 2010, com 7 votos a favor e 4 votos contra.
O TCE apontou 12 irregularidades, mas os vereadores que votaram a favor argumentaram que o próprio Tribunal desconsiderou 10 motivos, deixando só dois motivos que justificavam de fato a rejeição. Mas segundo um parecer que foi elaborado pelo setor de finanças local no governo anterior até os dois motivos que justificavam a rejeição, com os novos dados que foram apresentados, eles não justificariam mais. Leia abaixo um resumo dos argumentos a favor e contra dos Vereadores sobre o Parecer do Tribunal.


Para os vereadores da situação “o parecer do Tribunal de Contas está certo e por isso todos os vereadores deveriam votar a favor dele e contra as contas do ex-prefeito Dinca Brandino”.
Já para os vereadores da oposição o parecer está errado e todos os vereadores deveriam votar a favor das contas de Dinca Brandino e contra o parecer do tribunal. Segundo eles os débitos atuais da Previdência vêm desde 2005, período do Governo Josete Amaral, a 2012, e não seria justo contas com motivos iguais a esses terem sido aprovadas no passado e agora penalizar só o ex-prefeito Dinca Brandino. Segundo ainda os vereadores os juros cobrados pelos débitos da Previdência são muito altos e as contas crescem rapidamente e viram uma bola de neve que as prefeituras não têm como saudar.
Ainda para os vereadores da oposição Dinca estaria sendo penalizado pelo Tribunal por ter investido só 21% do dinheiro que era para ser aplicado na educação, mas o setor de finanças da Prefeitura no Governo anterior apresentou números baseados em investimentos na educação que dariam mais dos 30% de aplicação. Foram citadas diversas obras realizadas pelo governo anterior na educação como: a sede da Secretaria de Educação, a escola José Odano de Góis Pires, o terreno da Escola Dona Tolinha etc. Para esses vereadores o Tribunal julga papéis não conhece a realidade dos municípios e por isso erram de vez em quando nos seus pareceres.
Na próxima segunda feira, dia 20, a câmara volta a se reunir para votar as contas em 2º turno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário