quarta-feira, 29 de maio de 2013

Elenco divulga Faroeste Caboclo em cinema pernambucano

(por Sandro Ferreira)

Equipe do filme participou de coletiva sobre o filme que estreia nesta quinta-feira (30).
Foto: Europa FIlms/Divulgação

Depois de ser adquirido pela marca Cinépolis, o antigo Box Guararapes abriu as portas na terça-feira (18), com a pré-estreia de Faroeste Caboclo, longa de René Sampaio. Para divulgar o filme, com estreia nesta quinta-feira (30), os atores Fabrício Boliveira e Antônio Calloni estiveram no Recife, onde concederam entrevista aos jornalistas. O diretor e um dos produtores executivos do projeto, Marcelo Ludwig Maia, também participaram da coletiva com a imprensa.      

Obra-prima de Renato Russo, Faroeste Caboclo (1979) tornou-se uma das faixas mais simbólicas da banda Legião Urbana. Aos 14 anos, quando ouviu os 168 versos da peça, René Sampaio descobriu a vocação para o cinema ao querer transformar a música em filme. “Essa, com certeza, não foi uma vontade exclusivamente minha”, brincou. 

O ponta-pé inicial do cineasta no universo dos longa-metragens aconteceu graças, sobretudo, ao incentivo e à perspicácia da amiga Bianca De Felippes. Em um mês, a produtora conseguiu o aval da família Russo e os direitos da canção. Dai para as gravações foi um passo - longo, é verdade.  

Clique e confira os horários dos filmes em cartaz

A música narra a trajetória de João de Santo Cristo, personagem interpretado (com maestria) por Fabrício Boliveira. Ele, um sertanejo, pobre e negro, apaixona-se por Maria Lúcia (Isís Valverde), filha de um senador. O casal vive um amor em meio as adversidades de uma Brasília cheia de contrastes sociais, no início da década de 1980. 

“Foi um presente viver o João, um anti-herói tão forte e intenso. A música por si, no entanto, não diz exatamente quem é esse cara. Precisei mergulhar no contexto sociai da época e entender o porquê do Renato escrevê-la”, contou Fabrício. O resultado final agradou o ator.  

Antônio Calloni, interprete de Marco Aurélio, um detetive corrupto, ganhou um personagem criado especialmente para a trama. “A liberdade que isso me permitiu foi fantástico. Passei pelas gravações com uma leveza incrível”, admitiu. Marcos Paulo (1951-2012) faz o pai de Maria Lucia (Isis Valverde), em seu último trabalho como ator. Flavio Bauraqui faz uma participação especial, como pai do menino João de Santo Cristo. O filme promete bater recordes de bilheteria. 
Assista ao trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário