segunda-feira, 27 de maio de 2013

Brasileiro de oito anos quer ser o estudante mais “verde” do mundo


(por Sandro Ferreira)
Com apenas oito anos, Tiago Petta quer fazer a diferença no planeta. O brasileirinho mora na ilha de Bali, na Indonésia, desde 2011, e estuda na escola eleita a mais sustentável do planeta, a Green School (que está também entre As escolas do futuro, em reportagem da revista Superinteressante publicada neste site). Lá, o desafio diário dos alunos é colocar a mão na massa em prol da sustentabilidade..
Tiago recusa sacolas plásticas, pratica a reciclagem, cria brinquedos com materiais recicláveis e doa aqueles com que já não brinca mais. Além disso, ele é o único brasileiro participando de uma competição chamada O Estudante Mais Verde da Terra (The Greenest Student on Earth, traduzido do inglês), com um projeto bastante inspirador: ele quer produzir um vídeo que reúna os bons exemplos do povo balinês, o que está aprendendo na escola e as soluções mundiais para o problema do lixo plástico.
Um bom exemplo que Tiago apresenta no vídeo (veja abaixo, em inglês) é o do balinês Made Gandra, que coleta, recicla, limpa sua comunidade e fornece educação ambiental a cerca de 800 famílias. “Meu sonho é uma Bali limpa, livre de plásticos; com praias, estradas e rios limpos. Para isso, precisamos mudar a percepção das pessoas”, diz o menino.
Confira o vídeo no link:
http://youtu.be/CAiXRiLG2D4
Curtiu a proposta? Para vencer a competição – e ganhar uma bolsa de estudos de um ano na escola –, Tiago precisa do seu voto. Basta acessar a página do projeto no site da Green School, preencher seu e-mail e clicar no link “vote”. Depois, não se esqueça de confirmar o voto por e-mail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário