sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS IMPLANTADO NO GOVERNO DINCA E JOEL SERÁ REATIVADO EM TABIRA.


Por Dedé Rodrigues.

Mesmo com quase meio ano de atraso o Programa de Distribuição de Alimentos (PAA) implantado pela Secretaria de Agricultura no governo anterior será reativado em Tabira. A notícia foi repassada pela técnica do IPA Aleide Godê na última reunião do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) na última quarta-feira, 29 de maio de 2013, no STRT. O que é o PAA? Como a técnica Aleide Godê vai implantar o programa? Que parcerias o programa precisa? Onde o agricultor de Tabira que produz deve ir para obter mais informações? Quem serão as pessoas beneficiadas pelo programa? 
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. 

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. 

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios. 

O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).


Conforme Aleide, “esse é um importante instrumento de políticas públicas para os agricultores que será implantado em parceria com a Prefeitura municipal de Tabira”. Segundo ela “os alimentos serão destinados a instituições do município e também para a merenda escolar”. “O Programa terá o acompanhamento da Secretária de Ação Social e de uma nutricionista”. Conforme ela “ já tem uma reunião marcada como o prefeito do município para tratar do assunto”. Aleide falou ainda que o lugar de atendimento vai ser na sede do IPA onde terá um lugar específico para o agricultor entregar a sua produção”. Ela finalizou dizendo que a prioridade é para aqueles pequenos  agricultores que já estavam cadastrado anteriormente, 4 ou 5 já procuraram o IPA e regularizaram a distribuição de alimentos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário