sábado, 1 de junho de 2013

DEDÉ RODRIGUES: “GOVERNAR É PRATICAR A TEORIA, OU SEJA, IMPLANTAR AS IDEIAS E PROPOSTAS DE GOVERNO”.

Enquanto a gestão atual de Sebastião Dias está distante de aplicar o slogan “governando com o povo” o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) dirigido por Joel Mariano já vem aplicando isso há anos em Tabira. Afinal perguntar não ofende: cadê o Conselho Político e o Orçamento Participativo do governo atual proposto pelo PT de Tabira?
No CMDR comandado por Joel Mariano (PC do B), inclusive com integrantes do (PT) local na direção do Conselho, isso é uma realidade há cerca de 20 anos em Tabira. Leia abaixo um resumo dessa realidade e confira nas fotos.  

 O CMDR, fundado desde os anos 90, ouve as comunidades e decide democraticamente onde aplicar o dinheiro público do PRORURAL em parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal. Diversos projetos, como cisternas de placa, cisternas calçadão, Programa Terra Pronta, Seguro Safra, distribuição de sementes, Pernambuco Produtivo, Passagens Molhadas, pequenas pontes etc. Etc. Etc. Já foram realizados no município de Tabira por intermédio dessa prática transparente e democrática. Agora o CMDR está discutindo a implantação de um projeto produtivo para Tabira.  O que Joel Mariano pensa dessa organização dos nossos produtores? Qual é a importância de uma cadeia produtiva para o desenvolvimento de Tabira? Quando será a reunião para começar de fato a implantação desse projeto? Alguém sabe por que o governo Sebastião Dias, até agora, esbarrou na teoria?

Na última reunião do CMDR, quarta-feira, 29 de maio de 2013, Joel Mariano iniciou mais uma vez de forma democrática uma discussão com os conselheiros de um novo projeto muito importante para o desenvolvimento de Tabira. Trata-se do mapeamento de toda a nossa cadeia produtiva para organizar os produtores em uma Central de Cooperativa da Agricultura Familiar de Pernambuco que é dirigida atualmente por Adelmo Cabral.  Na abertura da reunião Joel Mariano explicou as coordenadas do novo projeto dizendo que “quem estava se aproveitando da cooperativa era um mega empresário, mas agora ela nas mãos de Adelmo o pequeno produtor via ter vez, pois tem muita demanda, só falta à produção”. Para Joel a gente precisa de três coisas para produzir: água, sol e solo. Isso nós temos só é preciso agora à gente se organizar, conseguir algum financiamento e tocar em frente. Para Joel é muito importante os membros de o CMDR apoiar e participar dessa iniciativa pioneira em Tabira. A reunião para iniciar essa discussão será no dia no sábado, dia 15 de junho, local a definir.
Bem! Avaliar por que o governo Sebastião Dias não consegue praticar o que o CMDR faz há anos em Tabira é um exercício ainda embrionário.  Mas observando as forças que o apoiaram, com exceção do PT, eu não conheço exemplos de gestão democrática no município de Tabira dos seus principais líderes e partidos, no geral conservadores. Como a união de forças que venceu a última eleição é heterogenia, quem sabe, as forças mais progressistas não dão um novo rumo ao governo mesmo em uma correlação de forças pendendo majoritariamente para o lado conservador? Bem!  Sonhar com o novo prometido na campanha não é proibido. Só  o tempo vai responder melhor essas questões  ou hipóteses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário