terça-feira, 24 de setembro de 2013

PAPA FRANCISCO CRITICA O CAPITALISMO.

Por Vagner Leandro*

Em matéria publicada no Jornal do Comércio, no dia 23 de setembro de 2013, (segunda-feira), o Papa Francisco criticou duramente o modelo econômico capitalista em discurso de improviso feito na Capital Sardenha, Cidade Cagliari na Itália, a um grupo de 20 mil trabalhadores. Segundo o Papa “a economia não pode se basear no deus chamado dinheiro”. O pontífice comentou as taxas de desemprego e pediu aos fiéis que lutem por trabalho. O desemprego enfraquece as pessoas, provoca sofrimento e tira a esperança. “Onde não há trabalho não há dignidade”, afirmou o Papa Francisco. Quer saber mais sobre o discurso do Papa e a minha opinião sobre o tema? Continue lendo.

O Papa ainda disse:  “Aos jovens desempregados, aos que têm um emprego precário, aos empresários e comerciantes com problemas para seguir adiante, expresso minha solidariedade”.  E continuou falando: “É uma realidade que conheço bem pela experiência que tive na Argentina”. “Por isso digo a vocês, coragem!”.

Quem sabe esse Papa, ao contrário de outros, agora vai fortalecer a luta por um mundo mais justo tal como reza a Teologia da Libertação?  O fato é que os trabalhadores realmente precisam de muita coragem e consciência política, organização e disposição para lutar por uma nova sociedade. O capitalismo neoliberal pode está tendo os seus últimos suspiros, como um paciente que se encontra na UTI, a doença é terminal, mas ninguém sabe ainda quando morrerá.  VIVA O SOCIALISMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário