quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Quase 100 professores de universidades não têm nem graduação


(por Sandro Ferreira)


Dados do MEC mostram que o Brasil tem 93 professores no ensino superior sem graduação. Hoje, admissão desses profissionais não seria permitida.

O número de professores com especialização, mestrado ou doutorado no Brasil saltou mais de 100% entre 2001 e 2012, mas ainda existem 93 docentes sem graduação
São Paulo - O Brasil tem 93 professores lecionando em universidades públicas e privadas do país que nunca fizeram nenhum curso de graduação. Ou seja, algumas centenas de alunos estão tendo aulas com docentes que não tem nem mesmo ensino superior completo.
Diploma e chapéu sobre fundo cinza
O número de professores com especialização, mestrado ou doutorado no Brasil saltou mais de 100% entre 2001 e 2012, mas ainda existem 93 docentes sem graduação.
A informação é do Censo do Ensino Superior 2012, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e divulgado nesta semana. Dos 93 professores, 88 estão na rede pública.
Mais de 80% estão nos estados da região Nordeste do país. 
Esse número já foi maior. Em 2001, o Brasil tinha 299 professores universitários sem nenhum curso degraduação no currículo. 
Segundo Luiz Henrique Schuch, vice-presidente da Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES- SN), esses docentes são, provavelmente, "remanescentes" de uma legislação antiga. 
"Hoje isso seria impossível, mas ainda há muitos professores - que hoje já estão próximos da aposentadoria - com formação técnica e que lecionam em universidades vinculadas a escolas técnicas", explica. 
A lei atual determina que todos os professores do Ensino Superior tenham, no mínimo, um curso superior completo para prestar os concursos de universidades federais - no entanto, a maioria dos editais exige como requisito para a inscrição as titulações de mestrado e doutorado. 
Doutores
Por outro lado, o número de professores com especialização, mestrado ou doutorado saltou mais de 100% entre 2001 e 2012. Hoje, o país tem 351.894 professores nessas condições, sendo que 45,6% deles estão lecionando nas universidades públicas e privadas do Sudeste
Na outra ponta, está o Norte do Brasil, que tem apenas 6% dos professores com essas titulações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário