quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeito de Petrolina sugere a Dilma criação do "Mais Semiárido"

(por Sandro Ferreira)

Pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, encaminhou, ontem (25), ao gabinete da presidente Dilma Rousseff (PT), uma carta abordando os principais tópicos relativos aos avanços e problemas da região do semiárido nordestino.


Lossio inicia o texto afirmando que a região “ainda está longe de atingir os patamares de educação, saúde e desenvolvimento humano que o Brasil precisa para que possamos ter um país mais equilibrado e, consequentemente, mais justo”. De acordo com o prefeito, o Litoral e a Zona da Mata do Nordeste começa a se distanciar do semiárido, que abriga mais da metade da área territorial da região e onde vivem 40% dos nordestinos e 10% dos brasileiros.
Lossio ressalta as importantes estruturas criadas para “pensar e ajudar o desenvolvimento, a saber, a Sudene, a Codevasf e o DNOCS”, mas lembra que apesar de sua criação, “o que deveria ajudar o semiárido está fisicamente distante, como um médico que tenta tratar um doente sem vê-lo, sem tocar, sem sentir”.
O peemedebista sugere, então, que o Governo Federal implemente o Mais Semiárido, transferindo a sede da Sudene da capital pernambucana para a cidade de Campina Grande (PB), do DNOCS, de Fortaleza para Juazeiro do Norte, e da Codevasf, de Brasília para Petrolina, no Vale do São Francisco, medidas que, em sua opinião, “poderá pensar o semiárido de dentro para fora e não de fora para dentro, como até hoje se tem feito”.
Clique aqui para ler o documento na íntegra.

fonte: blog do magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário