segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PC DO B DE TABIRA FAZ REFLEXÃO SOBRE ASPECTOS DA CRISE MUNDIAL E SOBRE O PARTIDO NO BRASIL.




Por Dedé Rodrigues.

Camaradas de Tabira. Lendo os documentos do Comitê Central selecionei alguns pontos que gostaria de refletir com vocês. Ele inicia dizendo que o nosso congresso “enfrentará os problemas candentes e agudos da realidade nacional e internacional e, nesse marco, examinará e oferecerá soluções para os desafios e tarefas do Partido para o próximo período de quatro anos, incluídos os problemas relacionados com o seu fortalecimento político, ideológico e orgânico”. 


A prioridade é o balanço de 10 anos de governos democráticos e progressistas no Brasil iniciado em 2003. É a partir dessa experiência que vamos extrair as lições para orientar as lutas do povo brasileiro pela ampliação e aprofundamento da democracia, o fortalecimento da soberania nacional, o desenvolvimento, a integração regional e o progresso social. Também consta da ordem do dia a análise sobre a crise do capitalismo e o posicionamento sobre os acontecimentos internacionais e a luta dos trabalhadores e dos povos.

O partido destaca – Que a atual crise do capitalismo é sistêmica e estrutural, multifacética e ameaçadora, e expressa à dominância da financeirização, a exacerbação do papel e do lugar do capital fictício. Trata-se de uma crise longa, que já dura mais de cinco anos, de impacto global, e que em muitos aspectos quase rivaliza com os impasses da Grande Depressão dos anos 1930. Desnudam-se, nesta crise, as contradições cruciais da dominação do capital, nos âmbitos social e ambiental. Ameaças e retrocessos golpeiam as liberdades, os direitos, a paz e a soberania dos povos. 

O nosso partido no Brasil tem sido um sujeito ativo nas mudanças concretas para o povo nos governos Lula e Dilma. Além de participar das principais lutas sociais por mudanças desde a sua fundação em 1922, nossos parlamentares, no geral, se destacam na atuação no Congresso Nacional com projetos concretos que foram decisivos para muitas mudanças que ocorreram no país, como por exemplo: A luta pelo petróleo que a gora é nosso, a luta contra a ditadura militar, pelo Estatuto do idoso e o Estatuto da Juventude, investimentos dos royalties do petróleo em educação e Saúde e, agora, na questão da vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, na valorização do salário mínimo, nos investimentos em esportes com as olimpíadas e com a copa do mundo, na defesa da democratização da mídia, na defesa da cultura, nas obras estruturadoras do PAC como a transposição do Rio São Francisco e da Adutora do Pajeú, na defesa do meio ambiente, na defesa dos trabalhadores e dos aposentados etc. Em praticamente todas as áreas que se desenvolveram nesses últimos 10 anos no Brasil tem a mão também do PC do B direta ou indiretamente. 

Agora o partido no Brasil defende reformas estruturadoras como: A reforma Agrária, reforma da mídia, reforma urbana, reforma política, reforma tributária, entre outras, para avançarmos no rumo do socialismo no Brasil. Na sequência conheça um pouco da história do partido em Tabira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário