quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Administração foi o curso com o maior número de inscritos no Sisu 2014; confira os números finais

(por Sandro Ferreira)

Edição do primeiro semestre do programa bateu recordes.

A primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior com base na nota do Enem, bateu recordes. Foram 2.559.987 inscritos e 4.988.206 inscrições (cada candidato pôde escolher até duas opções de curso), um aumento de 31,28% em relação ao ano passado e o maior número desde a criação do Sisu, em 2010.
Matrículas começam no dia 17 de janeiro

O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser conferido on-line pelos candidatos neste link. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre 17 e 21 de janeiro na instituição de ensino onde irão estudar, devendo verificar, junto à mesma, o local, horário e procedimentos necessários. O candidato selecionado para a 1ª opção de curso que não efetuar a matrícula será automaticamente excluído do processo de seleção. Já o selecionado para a 2ª opção que não efetuar a matrícula terá chance de ser convocado na segunda chamada para a sua 1ª opção.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou e comentou os números em uma entrevista coletiva nesta segunda (13), em Brasília: “Pela primeira vez na história, o estudante pôde escolher entre mais de quatro mil cursos e 115 universidades em todos os estados”, disse. “Antes ele tinha de fazer vestibular por vestibular; hoje, faz um único exame.”.
As inscrições foram feitas exclusivamente pelo site do programa, que teve mais de 12,3 milhões de visitas. Só podiam se inscrever os estudantes que fizeram a prova do Enem 2013 e não tiraram nota zero na redação.
O curso com maior número de inscrições foi Administração, com 302.191 candidatos. Estavam sendo oferecidas 6.135 vagas. Medicina veio em quarto lugar, mas a concorrência era maior, pois havia menos vagas no programa: eram 211.065 inscritos para 2.925 vagas. A disputa por vagas entre cotistas foi mais acirrada que a da ampla concorrência. A concorrência para as vagas da região Norte foi a maior do Brasil; a da Centro-Oeste foi a menor. Confira outros números abaixo:
 
fonte: Imagem: Beatriz Accioly; dados informados pelo MEC/ http://guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário