segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

JOEL MARIANO: “MEU NOME É MAIS UMA OPÇÃO EM TABIRA PARA 2016, MAS TUDO VAI DEPENDER DO APOIO DO POVO E DAS FORÇAS ALIADAS”.

Por Vagner Leandro*
No dia 18 de janeiro de 2014 o militante do PC do B de Tabira e Presidente do CMDR, Joel Mariano, concedeu uma entrevista a Sandro Ferreira, no Programa Tribuna Livre. Joel foi questionado sobre a sua história, sobre a sua atuação no CMDR. 


Na pauta política foi questionado sobre as próximas eleições; em quais candidatos votaria e em qual palanque subiria.  Foi também convidado para filiar-se a Rede de Marina Silva,  foi sondado sobre qual era a avaliação dele sobre o governo Sebastião Dias e  na conclusão da entrevista  foi perguntado se seria candidato a prefeito de Tabira em 2016. Acompanhem nesta matéria as respostas dele a Sandro Ferreira.




QUEM É JOEL MARIANO?


Na primeira questão Joel fez um rápido histórico da sua vida como militante político do PC do B desde Jaboatão até vir para Tabira. Lembrou que foi assessor do ex - Vereador Dedé Rodrigues e fez um rápido histórico do seu avô Camilo, amigo e companheiro de Arraes. Falou da sua trajetória do Recife a Tabira e disse que homenageou o seu avô dando o mesmo nome dele ao seu primeiro filho.  Disse ainda que tinha uma visão crítica sobre política  e que  achava que as pessoas não deviam virar boi de piranha nem da esquerda, nem da direita. Era importante caminhar com as próprias pernas.
   

QUAL É A ATUAÇÃO DE JOEL NO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE TABIRA?  
  

No CMCR Joel lembrou que desde a fundação do Conselho nos anos 90, esta instituição tem contribuído com o desenvolvimento de Tabira. Citou diversos projetos que o CMDR conseguiu pelas associações e pela COODAPIS, como cisternas etc. Pela COODAPIS citou o megaprojeto de piscicultura, apicultura e caprinovinocultura e o mapeamento da cadeia produtiva de Tabira.


SOBRE A PAUTA POLÍTICA? 


Na pauta política Joel destacou e agradeceu a Sandro pelo PV ter sido o primeiro partido que defendeu o seu nome para se candidatar a Prefeitura de Tabira. 


SOBRE O GOVERNO DILMA? 


Sobre a conjuntura Joel falou que o país vive um momento complexo. Criticou diversas obras federais do PAC 2 que “estão capengando, quase parando”. Sobre o Governo Dilma ele disse que é um governo bem avaliado, mas o aumento das taxas de juros para conter a inflação é uma medida que inibe o crescimento do país.  Segundo Joel “a situação fica ainda mais complexa com a candidatura de Eduardo Campos a Presidente da República, pois ele é do mesmo campo de Dilma.  Joel ainda acha que há “certa precipitação do PT ao criticar Eduardo, pois ele é do campo da esquerda”.

Para Joel “Eduardo ainda é mais preparado do que Dilma para Governar o Brasil, mas tudo vai depender do projeto que eles apresentarem”. Disse ainda que Eduardo vem de uma grande escola, a de Arraes, ele tem berço e tem história e teve uma grande postura em aproximar-se de Marina Silva. 


EDUARDO ESTÁ INDO PARA A DIREITA? 


Sobre as críticas de que Eduardo estaria caminhando para a direita no Brasil se aliando ao PSDB ele disse citando alguns nomes que “figuras da direita conservadora têm tanto do lado de Dilma como do lado de Eduardo”. Joel disse ainda disse que “estamos no final de um ciclo no Brasil, pois o Bolsa Família não é mais novidade”.  Questionou também os números do governo federal sobre a questão de muita gente ter saído da miséria no Brasil, pois o Bolsa família é pouco dinheiro.  


SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?


Sobre as próximas eleições Joel falou que votará no Candidato de Eduardo Campos para Governador, para presidente, ainda não decidiu em quem votar, mas tem muita gente no partido dizendo que vai votar em Eduardo Campos.  Quanto à campanha para deputados, Joel disse que “cada partido tem os seus interesses” e ele disse que está conversando com Dinca Brandino e com outros aliados para poder decidir”. E finaliza esta questão dizendo: “nem tanto ao mar, nem tanto a terra”.
  

SOBRE FILIAR-SE A REDE E SOBRE SUBIR NO PALANQUE DE MARINA SILVA?


Quando foi convidado para filiar-se a Rede de Marina Silva ele disse “eu não pretendo deixar o PC do B, mas estarei no palanque de Marina Silva em Tabira, pois não voto em Armando Monteiro, voto no candidato do Governador e o palanque de Eduardo é o mesmo de Marina Silva.


QUAL É A AVALIAÇÃO DO GOVERNO SEBASTIÃO DIAS?  
  

Sondado sobre a avaliação que teria do governo Sebastião Dias ele disse que atualmente o povo reprova a administração, segundo ele “se fizer uma pesquisa vai dar o que a gente ver nas enquetes”. 


JOEL MARIANO EM 2016 SERÁ UMA CARTA FORA DO BARALHO?


Questionado se seria uma “carta fora do baralho em 2016”, Joel disse que “não podemos prever o futuro, mas quem está na chuva tem que se molhar”.  “Meu nome é mais uma opção para 2016, mas o candidato será aquele que esteja nos anseios do povo”. Citou diversos nomes da oposição que podem aspirar ao cargo como Dr. Marcilio, Zé de Bira, o próprio Dinca Brandino, entre outros.  Para Joel “esta não é uma questão pessoal ou partidária, tudo vai depender do apoio do povo e das forças aliadas”.  


AS DESPEDIDAS DE JOEL?


Joel agradeceu aos ouvintes pela audiência e a Sandro Ferreira pela oportunidade da entrevista e ainda disse que estaria sempre a sua disposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário