quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DEDÉ RODRIGUES: “O PC DO B TEM SIDO MUITO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE TABIRA E É ESSENCIAL PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA”


Por Vagner Leandro.

Vagner, Léo e Dedé. 
O Radialista Léo Brasil está realizando uma série de entrevistas com os presidentes de partidos políticos de Tabira. Para abrir a série de entrevistas ele convidou nesta terça-feira, dia 21 de janeiro de 2014, o Presidente do Partido Comunista do Brasil - PC do B de Tabira, Professor de História e de Sociologia,  Dedé Rodrigues. Leia abaixo um resumo das perguntas de Léo e dos ouvintes e as respostas de Dedé.


Léo Brasil - Professor Dedé Rodrigues:

1-Faça um rápido histórico do PC do B?

Dedé – O Partido Comunista do Brasil nasceu em 1922 para defender o socialismo e os interesses dos trabalhadores no Brasil, ou seja,  os interesses do proletariado. Em Tabira, mesmo estando em São Paulo, eu ajudei ao camarada Beliato, entre outros, a fundarem o PC do B em 1988. Porém a nossa história começa no início da década de 80 quando nos juntamos com o saudoso Roberto Pires, Lucildo Cordeiro, Marcelo, Beliato, Gildo, Célia e Luizinho no antigo MDB (PMDB) para cerrarmos fileira no combate ao que restava da Ditadura Militar no Brasil. Elegemos o primeiro Vereador do partido no Pajéu, Dedé Rodrigues, o primeiro vice-prefeito, Joel Mariano e agora o vereador Aldo Santana. Criamos a primeira entidade estudantil do Pajeú, o Grêmio Livre da Escola Arnaldo, ajudamos a criar entidades culturais e associações, o CONDET e o CMDR e somos partícipes direta e indiretamente, juntamente com os nossos aliados, de praticamente tudo que Tabira conquistou nestes últimos 25 anos. Com destaque para o Programa Tabira em Tempo que apresentamos na Rádio Pajeú de 1988 a 2000.

2 – Qual é a importância do PC do B na Sociedade?

R – O PC do B tem sido fundamental para os avanços do Brasil e é essencial para a nossa democracia. Muitas conquistas no Brasil também tem a mão do PC do B. A criação da UNE, a luta pelas reformas estruturais desde Jango e agora com Dilma, a luta na campanha “o petróleo é nosso, a Luta contra a Ditadura militar etc.

3 – Por que o PC do B critica FHC, Tio Sam, Joaquim Barbosa e a Globo?

R – Vamos por parte: Criticamos FHC porque ele foi e é o representante do Neoliberalismo no Brasil, ideologia que dá suporte ao capitalismo e aos ricos. Estes governos têm abandonado os pobres, mas  o povo tem derrotado eles nas urnas.  Tio Sam (Termo utilizado para nominar os presidentes dos Estados Unidos) porque têm praticado o terrorismo de Estado e provocado guerras e explorado o mundo inteiro.  Joaquim Barbosa, presidente do STF, porque fez o jogo da Globo no julgamento do mensalão para prejudicar os governos Lula e Dilma.  A Globo nós criticamos porque ela, além de monopolizar a comunicação no Brasil, ela virou uma espécie de partido de oposição aos governos Lula e Dilma. Precisamos regulamentar a comunicação no Brasil, como ocorreu na Argentina e no Reino Unido, para que as “nossas vozes” sejam veiculadas também nesta grande emissora de Televisão.

4 – Qual é a avaliação do PC do B dos governos Lula e Dilma?

R - Muito positiva. Vivemos em outro Brasil. Junto com Lula e Dilma tiramos mais de 30 milhões da miséria, geramos mais de 20 milhões de empregos formais, aumentamos o salário mínimo que valia em 2002 78 dólares para 320 dólares, temos o Bolsa Família (um dos maiores programas de distribuição de renda do mundo). Moradia com o Programa a minha casa, minha vida.  Em todos os setores o Brasil avançou e continua avançando.  Agora precisamos avançar mais lutando e realizando as reformas estruturais que faltam no Brasil.

5 – Eduardo precipitou-se em sair candidato a presidente da República?

R – Nós somos aliados de Eduardo em Pernambuco. É um direito de ele almejar a presidência da República.  A sua gestão tem grande aprovação.

6 – Qual é o projeto eleitoral do PC do B a nível Federal, Estadual e municipal?

R – A nível Federal o PC do B está com Dilma, foi uma decisão do 13º Congresso.  A nível estadual, somos aliados de Eduardo Campos, mas  o diretório regional do partido não fechou questão sobre nenhum nome, pois só existe um pré-candidato a Governador que é Armando Monteiro.  Para a Câmara dos Deputados o projeto do partido é eleger Luciana Santos e Cadoca para Federal e Marcelino Granja e, talvez outro nome, para deputado Estadual. A nível municipal nós, como instância inferior,  vamos primeiro ouvir o diretório regional, os militantes em Tabira e os nosso aliados para tomarmos uma decisão.

7 – Corre um boato na cidade de que o PC do B vai votar em Sérgio Guerra para Deputado Federal e em Anchieta Patriota para Deputado Estadual, isto é verdade?

R – Não, nós ainda não deliberamos nada para a eleição de deputados. Talvez a solução esteja como disse Joel: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Repito: nós vamos ouvir primeiro a Direção Regional, os militantes locais e os aliados.

8 – Qual é a avaliação que o partido faz do mandato do Vereador Aldo Santana? Vocês têm conversado?

R – O companheiro Ado Santana têm se esforçado: feito denúncias, reivindicações e conquistado algumas coisas importantes para o povo de Tabira. Sempre que ele nos procura a gente tem reforçado o mandato dele.  A gente se encontra sempre. Podemos até ajudá-lo mais.

9 – Por que o comunismo só está dando certo na China?

R – O comunismo está dando certo na China, no Vietnan, em Cuba, na Coréia do Norte e, em outros países também.  Evidente que a China está melhor e deverá ultrapassar os Estados Unidos antes de 2020. Na verdade não é ainda o comunismo, é uma nova experiência de socialismo. No país, nós do PC do B, temos um projeto de socialismo com a cara de Brasil. Não pretendemos importar modelos de socialismo.  

10 – O que significam direita e esquerda na política?

 R – A nossa sociedade é constituída de classes sociais com interesses antagônicos (colidentes). A direita é mais associada aos interesses dos ricos. A esquerda é mais ligada aos interesses dos pobres.

11 – Joel Mariano se colocou em uma entrevista recentemente como opção para governar Tabira em 2016. Qual é a sua opinião?

R - O camarada Joel Mariano tem capacidade para exercer o cargo de prefeito de Tabira. Exerceu um brilhante mandato como vice-prefeito de Tabira, particularmente dirigindo ação do CMDR no campo.  Evidente que ele também disse que tem outros nomes: como Zé de Bira, Marcilio Pires, o próprio Dinca, se não tiver impedimento jurídico, mas tudo vai depender do apoio do povo e dos grupos aliados. Pelo que eu entendi, para ele, não deve existir candidatura imposta.

12 – Por que no PC do B de Tabira só é presidido por Dedé, Joel e Beliato?

R – Talvez porque o ouvinte não se filiou ainda para ocupar tal cargo. O Partido é democrático, qualquer um que for filiado pode se candidatar a qualquer cargo e, se tiver o apoio dos demais filiados será eleito. Creio até que depois desta entrevista aumentaremos o número de filiados. Vem para a luta! Venha também para o PC do B! Aqui tem um lugar para você!
  
13 – Qual é a nota que você dá para a Imprensa de Tabira?

R – A imprensa é constituída hoje de rádios, blogs, internet etc.  É difícil dar uma nota para  isto tudo, mas como você insiste, dou nota 7.  

14 – Suas despedidas.


R – Eu agradeço a você Léo pela oportunidade e deixo um abraço para todos os tabirenses que nos ouviram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário