segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Renato Rabelo: A política macroeconômica e os freios do Brasil



"Na etapa atual, defendemos a necessidade de adotar uma estratégia de crescimento focada na adequação dos investimentos e não prioritariamente pressionada pelo consumo (...). Defendemos a manutenção de elevado nível de emprego, grande conquista que temos que fazer avançar, através do aumento da produtividade", defendeu Renato Rabelo, presidente do PCdoB, em participação no Fórum Social Temático 2014, que ocorreu entre os dias 21 e 26 de janeiro, em Porto Alegre.

Da Rádio Vermelho, em São Paulo


Foto: Cezar Xavier
"Há necessidade básica do redirecionamento da política macroeconômica. O chamado tripé, quando da implantação do Plano Real, foi realizado com um acordo tácito para estabilização dos preços, mantido da seguinte maneira: a condição era média alta de juro real e câmbio sobrevalorizado. Temos que sair desse ciclo vicioso. Temos que romper esse ciclo nocivo para aumentar o investimento e a produtividade", afirmou Renato Rabelo.
Segundo ele, "é o investimento e a produtividade que vão permitir a consolidação do papel do Brasil como potência alimentar, potência energética e com a edificação de uma indústria moderna, relacionando também a importância crescente do investimento em educação e inovação tecnológica que se traduz em médio prazo em aumento da produtividade".

Ouça também:





Renato Rabelo dividiu a mesa com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, que refletiu sobre os as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos 10 anos. Pochmann avaliou que as manifestações juvenis mostram que os problemas estão articulados, enquanto as políticas públicas para resolvê-los são fragmentadas e desarticuladas. Este é um desafio a ser enfrentado pelo governo.


*Colaboração do jornalista Cezar Xavier

Acompanhe a íntegra da intervenção de Renato Rabelo durante o FST-2014 na Rádio Vermelho:

Programa Palavra do Presidente

Download Download:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário