sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Varrendo as marcas do PT

Por Divane Carvalho

Muita gente pode não ter notado, mas o PSB de Eduardo Campos está passando a borracha em tudo que possa lembrar o PT no Recife. Sem alardes, mas gradualmente, as marcas que os petistas deixaram nos 12 anos que comandaram a capital pernambucana estão sendo apagadas.
O primeiro dos símbolos do partido da estrela, o tal Carnaval Multicultural, foi descartado pelo prefeito Geraldo Júlio com tanta habilidade, que um ano depois ninguém se lembra do título dado à maior festa popular de Pernambuco.
Sinal de que não deixou saudades até porque, pensando bem, não acrescentou absolutamente nada aos festejos de Momo.
De lá para sumir com o vermelho, a cor do PT, foi um pulo. Geraldo Júlio foi em cima foi em baixo, anunciou que a Prefeitura do Recife teria uma nova marca, que seria apenas o brasão municipal e o vermelhão que identificava a administração petista desapareceu como num toque de mágica.
Saiu das peças publicitárias, do site da Prefeitura, das grades que cercam as praças. No seu lugar, agora, o azul predomina em toda a cidade.
E mais: o Orçamento Participativo, o tal OP, que os petistas cantavam em prosa e verso tentando convencer a população de que, com ele, todos participavam das decisões que eram tomadas no Recife, simplesmente desapareceu.
Como se tivesse sido abduzido, digamos assim, porque o famoso OP deixou de existir tão depressa que até hoje não se sabe seu paradeiro.
Num piscar de olhos, a vassoura do PSB que vem varrendo todas as lembranças do PT chegou aos espaços destinados aos exercícios físicos: as Academias da Cidade - a bem da verdade o único projeto petista que fez sucesso aqui  - de repente perderam a identidade.
Em vez de reforçá-las, Geraldo Júlio lançou a Academia Recife e na maior velocidade está inaugurando a novidade nos bairros populares com um diferencial: ao contrário daquelas implantadas na era petista, as novas academias ganharam equipamentos de ponta e estão fazendo sucesso.
Pelo ritmo que varre as lembranças petistas, tudo indica que o PSB do governador-presidenciável não vai ficar por aí. Já se sabe que a reforma da orla de Boa Viagem mudará completamente a atual paisagem criada pelo PT, onde pisos intertravados, barracas de coco de péssimo gosto e já caindo aos pedaços e a ciclovia com curvas que ameaçam a segurança dos ciclistas vão sofrer uma forte intervenção.
Com tanta varrição, os recifenses mais depressa do que imaginam vão se esquecer completamente de que, um dia, o PT passou pelo Recife. E isso foi Geraldo que fez.

Jornalista.
fonte: blog do magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário