terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AS CRÍTICAS DE JOÃO VEIGA NO FACEBOOK APONTAM DEFICIÊNCIAS DO GOVERNO SEBASTIÃO DIAS EM TABIRA.


Por Dedé Rodrigues.

Diversos Blogs do município de Tabira têm repercutido um comentário do Médico João Veiga sobre o Governo Sebastião Dias em relação ao problema do trânsito em nossa cidade. Segundo a matéria Publicado em 13 de janeiro de 2014 por Marcelo Ramos, João Veiga diz: “Recebi um telefonema de um amigo que mora em Tabira pedindo para que o CEPAM – Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto - faça alguma coisa para diminuir os acidentes na cidade”.
Em resposta ao amigo ele disse que “É muito difícil o diálogo com o poder público municipal daí que já entrou em uma disputa política com o Governo do Estado com críticas para desviar a atenção da sua inabilidade em gerir a coisa pública”. Leia abaixo as propostas de João Veiga para o trânsito de Tabira e também algumas conclusões que eu tiro desse fato.


Se o fato é um coisa cuja realidade pode ser comprovada; em outras palavras, uma verdade, o trânsito de Tabira é bastante irregular, para não dizer caótico. João Veiga Propõe que “pequenas ações” com custos baixos poderiam minimizar os acidentes, como lombadas largas, feitas na orla de Olinda, para colocar nos acessos e nas ruas principais; educação continuada com moto táxis, que são concessionários da prefeitura; criação da companhia de trânsito de Tabira; colocação de câmeras nos acessos da cidade para fiscalizar e sinalização horizontal e vertical da cidade junto com o DETRAN-PE.
E ele concluiu o raciocínio dizendo: Existe uma opção do poder municipal em fazer e revitalizar praças, em promover festas em detrimento a salvar vidas. Paciência e vamos fazer política hoje para substituir o prefeito em 2016, ou ajudar que ele mude suas prioridades e mudus operantis de gestão”. Negrito nosso.
Quando a gente consulta o Dicionário de Português em relação à primeira crítica de João Veiga sobre a inabilidade de Sebastião Dias de gerir a coisa pública, temos resposta de que “inabilidade é qualidade do que não é habil, ou seja, incompetente”. Esta constatação depois de um ano de mandato, vinda de um próprio aliado, deveria ascender pelo menos uma luz amarela no governo.
Segundo João Veiga o governo precisa mudar o “modus operandi” (que é uma expressão em latim que significa "modo de operação". Utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo sempre os mesmos procedimentos), ou mesmo,  mudar as suas prioridades, cujas constatações eu concordo com elas, mas, se é verdade que a estética da nossa cidade precisa de uma intervenção permanente dos gestores, eu acrescentaria como deficiência do governo atual a falta de obras de maior porte em Tabira. Obras que pudessem estruturar melhor o nosso município.    

Mas o governo atual padece de outras deficiências, principalmente em ralação a democratização da gestão, pois o mesmo diz no slogan “governando com o povo”. Como a gente percebe na prática o povo não participa, pois falta um conselho político, falta o orçamento participativo, entre outras medidas democratizantes que envolvessem a população de Tabira na condução dos rumos do governo. Embora estas medidas democráticas, eu só acredito que seriam colocadas em prática em Tabira numa gestão, na qual o núcleo principal do governo esteja nas mãos da esquerda, particularmente do PC do B ou do PT, agregando outras forças como o PSB, o PDT, o PPS, o PV ou a Rede, que juntas topassem escrever e dar sustentação a um projeto de governo mais democrático, transparente e mais avançado para Tabira. Isto carece de amadurecimento, união e diálogo entre estas forças, coisa que infelizmente ainda não aconteceu em Tabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário