sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FST 2014: Renato Rabelo defende nova arrancada do desenvolvimento


O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, participou do debate “Ideias para o Brasil Avançar” na tarde desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento também teve como debatedor Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo. O debate ocorreu dentro da programação do Fórum Social Temático.

Por Tiago Medina, de Porto Alegre para o Vermelho


 
Renato Rabelo, Adalberto Monteiro e Márcio Pochamann, Foto: Tiago Medina / Divulgação Bancada PCdoB
Renato Rabelo partiu da análise da crise internacional, iniciada em 2008. “Uma elite financeira econômica globalizada dominante do capitalismo contemporâneo provocou a grande crise de 2008 e, ao mesmo tempo, teve e tem o poder para resgatar a sua própria perda, por isso essa crise já dura mais de cinco anos e, de uma maneira geral, ficam as consequências, que têm impacto sobre nós”, ressaltou. 

Renato defendeu “uma nova arrancada do desenvolvimento” no Brasil. Segundo ele, um desenvolvimento mais acentuado que possa responder às demandas para o avanço civilizacional.

Para o presidente do PCdoB, o momento é de focar nos investimentos. “Na etapa atual, temos que desenvolver uma estratégia de desenvolvimento, focada nos investimentos e na manutenção do elevado nível de emprego, através do aumento da produtividade. A nova etapa coloca essas questões que são importantes para nós.”

Reformas

Para Renato, é necessário promover a integração nacional por meio da logística e uma reurbanização moderna, em especial nas grandes cidades. Defendemos a efetiva reforma urbana”. As reformas estruturais democráticas, segundo ele, só serão possíveis com o fortalecimento do campo da esquerda.

Comunicação

“É um obstáculo ter meios de comunicação num nível tão monopolizado para o aperfeiçoamento democrático no país”, afirmou Renato, citando que o Marco Civil da Internet poderá contribuir dentro deste segmento.

“A compreensão do PCdoB é que nós devemos ter campo e rumo muito bem definidos, ou seja, tomar posição diante da encruzilhada política em que estamos, agora em 2014. Por isso, o objetivo já traçado pelo PCdoB no seu último congresso é de lutar para que o povo obtenha a sua quarta vitória consecutiva. Nós temos que avançar nestas mudanças”, concluiu Renato Rabelo.

Pochmann vê ascensão social no Brasil consolidada
O presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann destacou três aspectos em nível nacional nos últimos 11 anos: o reposicionamento do país no mundo; o movimento de reforma de mercado do Brasil; e a reestruturação da sociedade.

Segundo ele, “a estrutura sofreu alterações importantes, especialmente pelos indicadores atualmente existentes. Há a consolidação da uma ascensão social na base da sociedade brasileira”, defendeu Márcio. “Estamos talvez tendo um segundo movimento. Não na base, mas em esferas superiores”, complementou. Para ele, há dois grandes desafios pela frente: a “redefinição da maioria política” – ele lembrou que hoje a quantidade de sindicalizados é semelhante ao índice de dez anos atrás – e a definição de um plano estratégico de Estado para o futuro. “O povo que foi às ruas no ano passado reclamava educação-saúde-transporte. Para nós os problemas estão integrados e não fragmentados.”

O debate, que durou cerca de duas horas, foi realizado em parceria entre as fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo com a Câmara Municipal de Porto Alegre, através da vereadora Jussara Cony (PCdoB). O evento ocorre dentro da programação do Fórum Social Temático, que vai até domingo (26), em Porto Alegre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário