terça-feira, 7 de maio de 2013

DEDÉ RODRIGUES “É PARTICIPANDO DO GRÊMIO QUE O ALUNO APRENDE NA PRÁTICA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA”.


Aconteceu na segunda feira, 06 de maio de 2013, uma mesa redonda histórica na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti.  O evento teve como tema central A IMPORTÂNCIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA e contou com o apoio e participação da Diretora da Escola Solange Almeida, do ex-presidente da UEST de Tabira e do Grêmio Estudantil da Escola Carlota Jacson e do Professor e fundador do Grêmio da Escola Arnaldo Alves Dedé Rodrigues. O encontro contou ainda com a participação dos alunos Emiliano, Renato e Taítala que encabeçam a Comissão pro reorganização do grêmio da escola e dos  representantes de turmas e, teve como objetivo debater também os sub-temas:  o que é um grêmio Estudantil? Qual é um dos principais objetivos do Grêmio Estudantil? O que o Grêmio pode fazer numa escola? Quais são os demais objetivos de um Grêmio? Por que deve existir um Grêmio na escola? Como reorganizar o grêmio da nossa escola?  Quais são as leis que asseguram aos estudantes o direito a organização gremista? O evento teve uma simbologia importante já que foi a partir do grêmio da nossa escola que surgiram os demais grêmios de toda região do Pajéu.  Veja abaixo as fotos e um resumo das intervenções.


A reunião teve a abertura da Diretora Solange que, ao apoiar o referido evento, dar uma contribuição importante para a ampliação da democracia na escola, pois não é possível ampliar de forma satisfatória a democracia em uma escola sem uma grêmio estudantil atuante.

Na sequência eu e Solange apresentamos e debatemos com os alunos os sub-temas anteriores que ficaram mais ou  menos assim:    O Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. (O Sindicato dos estudantes). Espaço de aprendizagem, convivência, responsabilidade e luta por direitos e pela qualidade no ensino. O Grêmio ainda é uma entidade política, essencialmente, democratizante, com foco na aprendizagem, cidadania, espaço de discussões pautado na livre interação entre os participantes e a comunidade de forma democrática.
    
O grêmio pode contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola. O Grêmio pode promover: Campeonato Inter-classe, campeonato interescolas, palestras sobre temas de interesse da juventude, promoção do FIPP, participação na FECIART, no Conselho Escolar, na Unidade Executora, no Conselho de Classe, no Planejamento Escolar e no Projeto Político Pedagógico (PPP) etc.

O grêmio serve para fundamentar a ação colegiada na escola e  proporcionar aos jovens o reconhecimento e o exercício da prática política-democrática como princípio para a conquista e efetivação de direitos, fortalecendo a participação ativa nas soluções de conflitos.

 A escola é um lugar privilegiado da construção da cidadania, formação de lideranças e da promoção da cultura cívica. Sem o Grêmio, ou com ele inativo como está acontecendo na Arnaldo, os interesses dos estudantes não serão apresentados nos fóruns democráticos da escola. É nesses fóruns da escola e em outras organizações sociais que o jovem pode participar com a perspectiva de propor alternativas de transformação da escola e da própria sociedade. Segue alguns possos importantes para fundação ou reorganização de grêmios.
 1º passo:

. Comunicar a direção da escola;
. Divulgar a proposta na escola;
. Convidar os alunos que eram representantes de turma na gestão anterior e outros que estejam interessados em ajudar para reorganizar o grêmio;
. Constituir a comissão pró-grêmio; ou pro reorganização do Grêmio (Pode ser com 03 membros ou mais);
. Elaborar proposta de estatuto;
2º) passo:
Convocar os alunos para decidir em uma assembleia geral:
Aprovar o estatuto que regerá o colegiado;
Definir os membros da comissão eleitoral. (A critério da Assembleia).
3º passo:
Formar a (s) chapa(s) que concorrerão à eleição;
Elaborar proposta de gestão do grêmio (de preferência ouvindo os estudantes).
5º Passo:
Enviar cópia da ata de eleição e do Estatuto para a direção da escola;
Organizar e realizar a cerimônia de posse.

É IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES:

- Negociar com a direção da escola a organização ou reorganização do Grêmio;
- Buscar o envolvimento e a contribuição dos professores nas ações e projetos do Grêmio;
- Ouvir as sugestões dos alunos e ponderar sobre elas;
- Fazer parcerias com instituições (sociais, esportivas, culturais etc.) E divulgar os parceiros.

É NECESSÁRIO PARA TODO GREMISTA CONHECER AS SEGUINTES LEIS:

Lei 12.280(11\10\2002) (Direitos dos Alunos);
Lei - 7.398 – 1985 – Art. 1º &s 2º e 3º (Organização autônoma);
Lei – 8.069 – 1990 – ECA – (Estatuto da Criança e do Adolescente) Art. 53 - inciso IV;
Lei – 7. 844 – 1992 – (Lei da Meia-entrada dos estudantes em eventos culturais);
Lei – 2013 -  PL - 4529\2004 (ESTATUTO DA JUVENTUDE)
Lei – 9.394 - 1996 – LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) Obs. Cabe a direção da escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil e participem dos fóruns democráticos da escola.
ATENÇÃO ALUNOS: O MAIS IMPORTANTE PARA A DIREÇÃO DO GRÊMIO É: TRABALHAR EM EQUIPE, CONSULTAR SEMPRE OS ESTUDANTES SOBRE QUESTÕES RELEVANTES QUE FOREM REALIZAR E PRESTAR CONTAS REGULARMENTE DAS AÇÕES DO GRÊMIO PARA ELES.

O jovem Jacson falou das questões práticas que são necessárias ao bom funcionamento de uma grêmio não tendo sido possível a conclusão da sua intervenção devido ao tempo, mas ficou para outra oportunidade a continuação desse debate que deve se tornar agora como uma tarefa permanente na escola a formação dos gremistas.
















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