(por Sandro Ferreira)
A delegação de Tabira, presente à IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade emitiu no evento, que aconteceu ontem em Recife, uma Moção de Repúdio em virtude da situação que o município atravessa. Leia e comente :
MOÇÃO DE REPÚDIO DENUNCIANDO A SITUAÇÃO DE CRISE E COLÁPSO PELA QUAL VEM PASSANDO OS RECURSOS HÍDRICOS NO SERTÃO DO PAJEÚ, EM PERNAMBUCO.
Não bastasse uma das piores secas que o semiárido brasileiro vem enfrentando nos últimos quarenta anos com perdas de colheitas e a quase dizimação total dos rebanhos, outra grande crise vem se abatendo sobre a microrregião do sertão do Pajeú, em Pernambuco, com relação aos recursos hídricos locais.
A Barragem de Brotas, um dos maiores reservatórios da região, com capacidade para 27 milhões de metros cúbicos, responsável pelo abastecimento humano dos municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira entrou em colapso, deixando de distribuir água para o consumo de uma população aproximada de 70 mil habitantes, sem falar que o reservatório encontra-se totalmente assoreado, necessitando urgentemente de uma limpeza profunda e um desassoreamento total.
Outra situação que vem trazendo grande desconforto aos habitantes locais é o atraso nas obras da Adutora do Pajeú, sistema adutor que vai aliviar a crise de abastecimento transportando água diretamente do Rio São Francisco para abastecer os 17 municípios da microrregião, totalizando uma população estipulada em 350 mil habitantes. A obra já devia estar concluída e vem literalmente se arrastando, trazendo para os habitantes uma situação de descaso e abandono para com os que ali habitam.
Não sendo suficiente os dois casos citados, ainda temos a paralisação das obras na Barragem da Cahoeirinha, um grande reservatório de 42 milhões de metros cúbicos que nem bem havia iniciado e foi paralisada por que a empresa que administrava a obra desistiu do empreendimento. A barragem irá beneficiar diretamente os municípios de Tabira, Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito e terá como função principal o desenvolvimento regional através da agricultura irrigada.
Diante do exposto, vimos reivindicar à presidenta Dilma Roussef, ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e ao governador Eduardo Campos uma solução definitiva para a situação de desespero e aflição pela qual vem passando este segmento da população sertaneja.
Que soluções seriam essas?
a) A imediata limpeza e desassoreamento da barragem de Brotas, localizada em Afogados da ingazeira;
b) Maior agilidade na execução da obra da barragem da Cachoeirinha, permitindo assim a sua conclusão total; e
c) Finalização imediata da Adutora do Pajeú.
Subscrevem a presente MOÇÂO DE REPÚDIO, José Carlos Lima Nunes (secretário de juventude e meio ambiente de Tabira), Sandro José Ferreira de Lima (Associação dos Pequenos Agricultores dos Sítios Pocinhos e Cajazeiras), José Geneci Cristóvão (Associação de Agricultores e Agricultoras do Povoado do Brejinho), Socorro Leandro (associação das Mulheres Rurais e Urbanas de Tabira), Maria Leonízia (Cooperativa de Apicultores do Nordeste Brasileiro) e Socorro Veras (ECOSOL PAJEÚ).
fonte:Nill Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário