domingo, 23 de agosto de 2015

DIA 16 X DIA 20 DE AGOSTO: DUAS PASSEATAS ANTAGÔNICAS NO BRASIL


Por Dedé Rodrigues

REFLEXÃO DA SEMANA Nº 20

Resultado de imagem para FOTO DA passeata contra dilma em sp  
Resultado de imagem para fotos da passeata de dilma no recife
Resultado de imagem para fotos da passeata de dilma no recife

Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Esta semana houve duas grandes manifestações de ruas no Brasil. A primeira, dia 16, foi a vez de parte classe média alta e rica deste país, apoiadas pelo PSDB e DEM e outros grupos de direita, de forças conservadoras, neofascistas e golpistas, alienadas pela mídia golpista, são contra o governo Dilma e a corrupção, mas muitos defendiam só o combate seletivo contra o PT, pois carregavam fotos de lideranças obscuras que  também são acusadas de corrupção como o Presidente da Câmara Eduardo Cunha, entre outros. Por tabela ainda defendiam  aquele deputado que deu a entender na Câmara que defendia  o estupro de mulheres, se dirigindo a Secretária  dos Direitos Humanos,  Maria do Rosário, o neofascista Bolsonaro. Enquanto uma passeata defendia o diálogo e a paz a outra dizia insultos e espalhava o ódio de classe.  


A passeata do dia 16 defendia também a volta de tudo que não presta para este país e para o povo trabalhador, tais como: Intervenção e ditadura militar com a volta da tortura até a morte dos militantes de esquerda. Defenderam a morte da presidenta da  República sob tortura, morte aos integrantes dos partidos da esquerda, perseguição aos padres progressistas, aos comunistas, aos petistas e aos  democratas, como aconteceu na ditadura militar. Pena de morte para negros e pobres, pois a elite dificilmente seria punida com a pena de morte;  a volta da Monarquia, que por tabela traria a escravidão dos negros nas fazendas e  a volta das senzalas, menos Estado e mais mercado com mais desigualdade social, pois não se posicionaram contra o projeto da nova escravidão no Brasil, o da terceirização encaminhado por Cunha e aprovado na câmara esta semana, subserviência do Brasil ao imperialismo americano, deseducação do povo com o fim do contraditório e do senso crítico nas escolas,  estimulado por Karl Marx e Paulo Freire, perseguição, agressão e morte as pessoas que usam a cor da vida, que é a cor vermelha, violência de direita e terrorismo, pois não denunciaram o ataque terrorista ao Instituto Lula,  defendiam um novo  fascismo, a fome, a miséria, o esquecimento do Nordeste na pobreza, como ocorreu no período FHC,  entre outras coisas horríveis para os trabalhadores e para o povo brasileiro.
No dia 20 foi a vez dos movimentos sociais e dos partidos políticos de esquerda e das forças progressistas e civilizatórias saírem às ruas defendendo tudo ao contrário: como o direito  constitucional de Dilma continuar governando o Brasil, o combate a corrupção de forma ampla, mais democracia, mais direitos sociais, contra os ajustes para os pobres, pois eles já pagaram muito, mais liberdade; contra o golpe e a ditadura, menos discriminação, menos desigualdades regionais, como a transposição do Rio São Francisco, mais Estado para continuar reduzindo as desigualdades sociais, em defesa da engenharia nacional e da Petrobras, contra o terrorismo, contra o monopólio midiático, pelas reformas democráticas da terra, da educação, da saúde, reforma tributária com a taxação das grandes fortunas, Reforma Urbana,  Democratização das comunicações e Reforma democrática do sistema político para acabar com a corrupção e ampliar a participação popular.
Comentando sobre a passeata dos golpistas Claudio Gonzalles escreveu esta semana que “chega a ser assustadora a constatação de que parte significativa dos bem-nascidos brasileiros, das classes médias e alta, seja composta por analfabetos políticos irreversíveis, gente que, embora tenha tido a oportunidade de estudar, muitos até em bons colégios, ostente uma abissal falta de conhecimentos históricos e políticos. Uns pedem intervenção militar, outros querem que a presidenta Dilma se suicide, mais uma leva prega a prisão de Lula e berram pelo fim do PT. Todos desejam ardentemente que a nossa democracia se dane e bradam pelo golpe”.
Ao analisar o perfil médio das 135 mil pessoas que ocuparam a Avenida Paulista, o Datafolha transformou em dados estatísticos o que já se via a olho nu: homens, brancos de classe média-alta e ideologicamente identificados com a direita compõem o modelito básico dos manifestantes.
É meus amigos,  agosto está sendo mesmo o mês do cachorro doido, mas alguma coisa me diz que com a passeata do dia 20, o povo está acordando para defender os seus direitos, o combate a miséria que tirou 40 milhões de pessoas dela nos governos Lula e Dilma,  a manutenção da aposentadoria dos seus pais, o aumento permanente do salário mínimo acima da inflação, o fortalecimento do bolsa família, o apoio aos pequenos agricultores como o pronaf, seguro safra, mais delegacia das mulheres para defender os seus direitos, mais creches para as crianças, mais direitos e menos cadeia para os jovens, mais escolas para os adolescentes e para a juventude, entre outros direitos conquistados nos últimos 13 anos, mas que estão ameaçados com o golpismo. A elite de direita e conservadora do Brasil e aquela elite de São Paulo que estava vomitando ódio nas ruas,  se chegarem ao poder com o golpe que querem aplicar, ou mesmo por intermédio de eleições,  jamais, jamais ampliarão os direitos humanos, os direitos políticos  e os direitos sociais. Jamais farão as reformas democráticas que faltam fazer no Brasil. Jamais fortalecerão o nosso país frente ao mundo. Jamais ampliarão a nossa democracia.
Por fim meus amigos e minhas amigas: a História tem mostrado que os regimes ditatoriais implantados com tanques e fuzis nas ruas, estão desgastados na América e no mundo, pois muitos generais assassinos estão presos na América do Sul; a justiça só falta prender ou condenar os generais assassinos da ditadura militar do Brasil, mas a nossa escravidão foi a última a acabar, quem sabe não seremos o último país a prendê-los também.
Leonardo Sakamoto em seu blog escreveu: “que os assassinatos sob responsabilidade da ditadura sejam conhecidos e contados nas escolas até entrar nos ossos e vísceras de nossas crianças e adolescentes a fim de que nunca esqueçam que a liberdade do qual desfrutam não foi de mão beijada. Mas custou o sangue, a carne e a saudade de muita gente.
O fato meus amigos e amigas é que as duas passeatas deste mês de agostos são antagônicas, colidentes, irreconciliáveis, ou seja: o ódio X amor, paz X guerra, ditadura X democracia, desigualdade X igualdade, educação X ignorância, atraso X progresso, reformas democráticas X atraso etc. Etc. Etc.  Ou o povo brasileiro  e os trabalhadores acordam para defender o país e seus direitos ou será ele quem mais vai perder com esta onda golpista.  Que viva à democracia e os direitos sociais! Morte ao golpismo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário