domingo, 30 de agosto de 2015

TABIRA: FRENTE AMPLA X ARNALDO JABOR, UM CONTRAPONTO NECESSÁRIO


REFLEXÃO DA SEMANA Nº 21

Por Dedé Rodrigues


Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. No Programa Cidade Alerta, dia 24 de agosto, os integrantes da Frente Ampla de Tabira Aristóteles Monteiro, Vereador do PT, Vagner Leandro, membro do PC do B e eu, fomos entrevistados pelo Radialista Anchieta Santos, na Rádio Cidade no Programa Cidade Alerta, que além das suas perguntas, publicou diversos comentários de Arnaldo Jabor sobre a crise econômica e política do país. Arnaldo Jabor é um cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro, porém como todo jornalista crítico,  ele tem lado,  é um especialista em atacar a esquerda, Lula e  o Governo Dilma. Ganha para isto. Nesta minha reflexão farei o  contraponto às argumentações e ataques dele, acrescentando algumas coisas do que disse naquela oportunidade. 

Arnaldo Jabor chama os aliados do governo Dilma, o PT, o PC do B,  entre outros partidos  de velha esquerda. Por que Jabor usa esse termo? Neste caso podemos chamá-lo também de velha direita, pois ele, se dizendo moderno,  defende tudo que é atrasado e humilhante para este país e para o nosso povo. Vamos por partes dar a nossa resposta a jabor:
Comecemos pelo seu apelo à renúncia de Dilma.  Você diz: Dilma por que você não renuncia? Ora Jabor! Sabe por que Dilma não vai renunciar? Porque com esta mesma campanha golpista vocês da direita atrasada forçaram Getúlio Vargas a dar um tiro no Peito, depuseram João Goulart  com apoio dos Estados Unidos e implantaram 20 anos de uma Ditadura assassina neste país que governou especialmente para os ricos deixando os pobres a ver navio.   Renunciar Jabor,  é covardia! Renunciar é para os covardes Jabor.  Você esqueceu que a Dilma é  chamada de Coração valente e não se dobrou nem diante das torturas dos ditadores da velha  direita de 1964?

Jabor,  você disse também que o Governo Dilma é populista por que incentivou o consumo! Quem é para consumir neste país jabor? Só aqueles  ricos que batem panela tramontina na Avenida Paulista contra Dilma? Vocês da velha direita dizem que realizar políticas sociais como o bolsa família é populismo. Ora Jabor! O que incomoda realmente vocês, não é a corrupção,  pois o sistema está todo corrompido por culpa de vocês mesmo que estão institucionalizando o financiamento empresarial de campanhas políticas, maior raiz da corrupção  no Brasil. Não foram os partidos conservadores de vocês que votaram na Câmara que empresário pode dar dinheiro a  partidos e a políticos? Sabe Jabor, vocês não dizem, mas o que incomoda de  fato vocês é o tratamento diferenciado que os pobres tiveram nestes últimos 13 anos no Brasil, graças a Lula e Dilma.   Vocês não gostam mesmo é dos pobres!  Vocês detestam ver o Nordeste se desenvolvendo e agora crescendo mais do que o Sudeste.  

Outra coisa Jabor, você critica a esquerda por que que ela não aceitou o ajuste fiscal de Dilma e o projeto da terceirização.  Claro que vocês defendem o ajuste fiscal e o projeto da terceirização. Qual é a tua Jabor? Isto não é coisa da direita atrasada e da elite conservadora para aumentar os lucros e concentrar ainda mais renda ?  Você não sabia Jabor que segundo pesquisas dos trabalhadores em situação análoga à escravidão, 82% são terceirizados? O novo para vocês é voltar à escravidão? Ah! Já sei! Então vocês defendem que o governo tire ainda mais dos pobres com os ajustes e dos trabalhadores com a terceirização para aumentar os lucros dos patrões e nós, por não aceitar passivamente a retirada dos nossos direitos,  é que somos a velha esquerda? Quem é mesmo velho nesta história Jabor?

Você disse que a Petrobras foi destruída! Que absurdo Jabor! Nunca a Petrobras esteve tão forte nos Governos Lula e Dilma. A corrupção, comparada a pujança e aos lucros da petrobras é fichinha, e parte dos desvios ainda estão sendo repatriados. Você sabe disto Jabor! O fato concreto Jabor é  que vocês da velha direita querem entregar a Petrobras para as empresas estrangeiras que estão em crise! Você não conhece a proposta de Serra do PSDB para o regime de Partilha? Claro que você conhece Jabor, isto para nós é que é velho, pois não interessa ao país. Para aí Jabor!
Você disse que é a ideologia e a incompetência que não deixam o governo fazer nada.  Ora Jabor! nunca se fez tanto neste país como nos últimos 12 anos, justamente por causa da ideologia mais à esquerda.  O que a velha direita defende não é a redução dos gastos com os pobres? Fazer mais para vocês da velha direita é fazer  só para os ricos? O que tu faz nestes teus comentários não é divulgar as tuas ideias conservadoras, que é a ideologia da direita,  copiada por um monte de coxinhas?
Você disse que a velha esquerda quer usar a democracia como caminho para chegar ao socialismo. Ora Jabor! Qual é a democracia que tu defendes? E se o povo descobrir que o socialismo é hoje a única saída para resolver os problemas causados pela crise do capitalismo e do imperialismo e optar por um modelo democrático, socialista  e popular?  Isto não é democracia?  A bandeira do socialismo não vai ficar ainda mais forte? 
Então você não viu na passeata do dia 16 que muitos defendiam a volta da Ditadura? Das torturas? Da volta da Monarquia? Do assassinato da Presidenta? Do fim do PT como partido?  Você é a favor disto Jabor? Não? Por que você não faz uma crítica a estas bandeira da direita nestas passeatas  nos seus comentários? Qual é  mesmo a tua democracia Jabor?
Você disse que a velha esquerda tem as  mesmas bandeiras de 1964 e que elas não empolgam mais. Ora Jabor! Não empolgam mais quem? A direita? Claro Jabor, a direita nunca se empolgou com reforma agrária, reforma da mídia, reforma tributária com taxação das grandes fortunas; reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanhas, reformas verdadeiramente democráticas da saúde, da educação  etc. Mas e o povo Jabor? Você peguntou a ele sobre estas reformas?  Todas elas beneficiam o povo. Claro que se eles conhecerem os benefícios delas não vão ser contra!
Você disse Jabor que a esquerda é contra o mercado e a iniciativa privada. Ora Jabor! Quanta desinformação da sua parte ou má fé!  Então você não conhece as parcerias público\privadas e  as concessões do Governo Federal? Não tente confundir o povo colocando no mesmo saco a esquerda sectária com a esquerda democrática e revolucionária! Você sabe que até a China adotou o que eles chamam de socialismo de mercado? Claro que você sabe, você só não diz ao povo né? Você mais um vez disse que a esquerda acusa o imperialismo de ser culpado por esta crise. Ora Jabor e esta crise não surgiu  exatamente nos Estados Unidos em 2008? Não é mais uma crise do modelo capitalista neoliberal que tu defendes? Esta semana todos os teus analistas econômicos da direita quebraram a cara com a queda das bolsas na China.  Vocês não diziam todo santo dia na televisão que  crise era  só no Brasil? Veja o que diz  Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania.

O blogueiro da Globo Ricardo Noblat, por exemplo, escreveu, recentemente, que “a crise internacional não existe mais”. Não existe mais? Anota essa Jabor!
Também recentemente, Gustavo Franco, que pilotou o Banco Central durante o governo Fernando Henrique Cardoso, afirmou que a crise econômica do Brasil “não vem de fora” e que ela foi “autoinfligida” – ou seja, não existiria crise internacional. A crise seria só brasileira. Só brasileira? Anota mais essa Jabor!
A Editora Abril, claro, não poderia se furtar, através da revista Exame, a espalhar a farsa de que só o Brasil estaria em crise enquanto o resto do mundo já teria se recuperado. Se recuperado Jabor? Em recessão? Crescimento quase zero?   
Mas o mentiroso mais ousado, sem dúvida, foi o economista Armínio Fraga, que teria sido nomeado ministro da Fazenda caso Aécio Neves tivesse vencido a eleição presidencial do ano passado; ele afirmou que “a crise econômica mundial acabou em 2009″. Esta é mesmo para rir Jabor!  O pior e que a mentira colou. A grande maioria dos brasileiros desaprova o governo Dilma porque acreditou na mídia e na oposição quando disseram que os problemas do Brasil não são causados por crise internacional, pois esta não existiria mais. Que absurdo!
Mas Jabor o blogueiro ainda disse: As pessoas, então, por certo ficaram perdidas ao assistir à edição do JN de 24 de agosto de 2015.
O telejornal começou informando que a Bolsa de Nova Iorque chegou a cair mais de 6% no primeiro dia útil desta semana porque a China representa 15% da economia do planeta e seu crescimento vem despencando ano a ano.
A causa disso foi explicada pelo JN e essa explicação por certo foi o que mais deve ter espantado quem acreditou na Globo e na oposição quando disseram que não havia mais crise econômica internacional.
“Se a China cresce menos, é ruim para as multinacionais que ganham dinheiro lá. E para as empresas que exportam pros chineses. Eles são os maiores compradores de matérias-primas do mundo – e os principais clientes do Brasil”, diz o telejornal da Globo.
O JN disse, também, que “a Europa continua patinando”… Como assim, “Continua”?! A Europa já não tinha saído da crise, segundo Noblat, Gustavo Franco, Armínio Fraga etc.?! E agora Jabor?
Ao fim da matéria, o maior telejornal do país diz que o professor de economia norte-americano Sanjay Reddy opinou que os Estados Unidos não têm como baixar suas taxas de juro – que estão negativas desde 2009 – porque isso poderia “agravar ainda mais a crise nesses países”, ou seja, nos EUA, na Europa, na própria China e na América Latina.
Aí é que o público que se informa (mal) pela mídia corporativa não entendeu nada mesmo. Que crise “nesses países”? Ela não tinha acabado no mundo?


Por fim Jabor você disse que algo  de muito grave está para acontecer no país.  Mas a gente acredita que não é o golpe que a velha direita prega, pois nada melhor do que a própria crise e os contrapontos necessários para a gente e povo ir aprendendo a defender a democracia. Nada melhor do que a vida e a realidade para o povo aprender que a velha direita que quer tirar Dilma do poder não tem solução e  nem  projeto para este país. Esta velha direita, representada por você Jabor,  é a  mesma  que representa o capitalismo neoliberal. Ela jogou o mundo inteiro numa crise profunda e quer terminar também de afundar o Brasil. Isto é muito grave, mas eu acredito que a “nova esquerda” e o nosso povo não vão permitir. Que viva à democracia e o Governo Dilma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário