sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Jornalistas criticam blindagem dada a Aécio pela grande imprensa


Esta quinta-feira (27) foi a vez do renomado jornalista Antonio Villas – que já foi editor-chefe do Fantástico, da Rede Globo, por dez anos e já trabalhou nos principais jornais do país – criticar, em seu perfil no Facebook, a blindagem da imprensa brasileira feita a favor do tucano Aécio Neves, ao omitir seu nome do noticiário depois do doleiro Alberto Youssef reafirmar, na CPI da Petrobras, que o tucano recebia propina. 


 
 

Villas resgatou as capas dos jornais (foto) desta quarta-feira (26) e questionou: "A noticia é esta: Aécio Neves e Sérgio Guerra receberam dinheiro de propina, segundo revelação feita ontem [terça-feira 25] pelo doleiro Alberto Youssef. VillasNews está oferecendo um doce para quem encontrar a noticia na primeira página da Folha de S.Paulo ou de O Globo. E uma lupa para que você encontre a notícia no interior dos jornais. Bom trabalho! Isso não pode ser chamado de Jornalismo. Ainda mais com J maiúsculo", postou Villas.

O blog Viomundo também criticou a blindagem aos tucanos dada pela grande imprensa nesta quarta-feira (26). "O Jornal Nacional não incluiu as falas sobre Aécio e Guerra em sua reportagem. Preferiu focar em Antonio Palocci e Dilma Rousseff, ambos petistas. Deu uma nota sobre o assunto, sem imagens e depois da reportagem enfatizando a defesa do senador tucano. O UOL colocou os nomes de Aécio e Guerra no título ao chamar o assunto no twitter, mas no site logo mudou a manchete: Delatores Youssef e Costa mencionam repasse de propina a tucanos. Ou seja, o presidente do PSDB se tornou apenas mais um “tucano”, logo ele que lidera a tentativa de aprovar o impeachment de Dilma Roussef. A reportagem do portal da Folha blinda o PSDB. Termina com uma nota oficial que sugere que um deputado petista forçou Youssef a repetir a acusação", aponta o texto do blog.

Em artigo, o secretário de comunicação do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo denuncia a seletividade da mídia dos principais jornais do país e toma como exemplo o Jornal O Estado de Minas. Segundo ele, porta voz do conservadorismo mineiro, o periódico repete o que fizeram os principais sites e que não há uma linha sequer sobre o tema. "O GloboEstadãoÉpocaVeja IstoÉ comentam sobre a acareação com Paulo Roberto da Costa, e ignoram solenemente a denúncia, como ignoraram o depoimento original de Youssef na justiça, que só circulou pelas redes sociais, pois as televisões pouparam a imagem do senador mineiro, enquanto divulgavam vazamentos ilegais contra o PT e o governo a todo momento", diz Galindo. 



Do Portal Vermelho, Eliz Brandão
Com informações do Brasil 247


Nenhum comentário:

Postar um comentário