sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SEGUNDA CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE EM TABIRA É O RESULTADO DO AVANÇO DEMOCRÁTICO DO PAÍS


Por Dedé Rodrigues

A segunda Conferência Municipal de Tabira, ocorrida no dia 13 de agosto de 2015, na Câmara Municipal, é o resultado do avanço democrático do país nos últimos 30 anos, desde que o povo derrubou a Ditadura Militar,  assassina e  terrorista, implantada em 1964 e que  durou 20 (vinte) terríveis anos. Nesse período atual,  da nossa ainda jovem democracia, muitas conquistas o povo conseguiu, entre elas, o direito de se reunir e se organizar propondo diversas mudanças  políticas, econômicas e sociais.


O avanço do processo democrático da Conferência pode-se observar já no artigo 4º do Regimento Interno que diz:

Em todas as etapas da 2ª Conferência Municipal de Juventude, o debate deverá primar pela qualidade, pela garantia do processo democrático, pelo respeito à autonomia federativa, pela pluralidade e pela representatividade dos segmentos sociais, dentro de uma visão ampla e sistêmica das questões relacionadas à juventude.

Além de contribuir com a elaboração do Plano Nacional de Juventude, a conferência municipal  tinha também a tarefa de elaborar  subsídios para o Plano Municipal de Juventude e ainda devia contribuir com a  divulgação e a popularização do conteúdo do Estatuto da Juventude.
O tema geral da 2a Conferência Municipal de Juventude foi “As várias formas de mudar Tabira”.
Os coordenadores organizaram os debates conforme os eixos de direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude: Entre eles estavam: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; à educação; à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura;
Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer, à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Segurança Pública, ao acesso à Justiça etc.
Como percebemos a temática foi sugestiva e muito rica, mas agora o que mais importa são os resultados práticos disto tudo no Brasil, no Estado de Pernambuco e em Tabira.  
No Brasil, em especial nos últimos 13 anos com a vitória de Lula e Dilma, muitos direitos foram conquistados pela juventude, para a mulheres, para os idosos e para a criança e o adolescente. Basta a gente olhar os avanços na área da educação, a partir do município: Polo de educação, salários dos professores, bolsas de estudo, escolas, merenda de qualidade e material didático.
Porém, meus amigos, “as várias formas de mudar Tabira”, está intrinsecamente ligada “as várias formas de mudar o Brasil”. Se é verdade que muita coisa precisa mudar por aqui, é verdade também que muita coisa precisa mudar no Brasil. Mas o pior meus amigos, é que esta onda golpista de direita que já golpeia o Brasil, retiram ou ameaçam retirar,   alguns direitos, que em vez de serem ampliados, estão sendo reduzidos. Vejam os casos da aprovação dos projetos pela câmara de deputados da maioridade penal, da terceirização e do financiamento empresarial de campanhas eleitorais.  A juventude precisa conhecer e entrar nesta luta!  
  
EM TEMPO: Destaque para a participação dos grupos jovens de Tabira, Desbravadores, AJUPTA, Grupo de Capoeira, EJC, JUC, JAC, MEJ etc. E um destaque especial para os jovens da UJS (UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA DE TABIRA) e os membros da direção do Grêmio Estudantil da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti.    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário