Aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro de 2011 o III Mutirão Ecológico no Polo de Educação a Distância de Tabira e no Sítio Pocinhos com o objetivo de Viver o Semiárido e Valorizar as suas riquezas. A abertura do encontro foi no sábado, 05 de novembro, no Polo da EAD com o Secretário de Juventude e Meio Ambiente Sandro Ferreira convidando George Pires, Pesqueira e Eric Gustavo, Recife, ambos do Projeto Cuida, os professores do IFPB Francisco Tibério, Erivaldo Souza e ainda o Vice Prefeito Joel Mariano, representando o prefeito Dinca Brandino, para comporem a mesa. Estiveram prestigiando o evento o Secretário de Agricultura Ridaylson Cipriano (Beliato), sua esposa Célia Cristina e a Secretária de Cultura Maria das Graças, Gracinha. O mutirão contou com a participação das professoras Lívia Lima e Fernanda Barros e aluno (a)s da Escola Carlota de Tabira e ainda alunos e a técnica do IFPB Francisca Adriana e jovens de Princesa Isabel na Paraíba. O vice prefeito Joel Mariano iniciou as falações elogiando o Secretário Sandro pela realização do evento e em seguida fez um rápido histórico da luta em defesa da vida e do meio ambiente no mundo desde o encontro de Copenhague na Dinamarca. Joel lembrou a importância de preservar os recursos naturais, como a água, por exemplo, pois eles são finitos. Ele lembrou também que, tanto na África como no Oriente Médio, já existem conflitos armados devido à questão da água. Para Joel “é preciso conhecer para preservar as nossas riquezas naturais no Sertão, no Nordeste e no Brasil e os jovens são mais sensíveis a esta mensagem”.
CONHECER O SEMIÁRIDO PARA DESENVOLVÊ-LO, VALORIZÁ-LO E PRESERVÁ-LO.
O professor do IFPB Francisco Tibério fez uma magnífica intervenção sobre as nossas riquezas naturais. Para ele “nós temos que tomar atitude proativa, pois a transformação passa pela educação.” Ele continua: “ou nós desenvolvemos o sentimento de pertencimento, ou nós não mudamos nada”. Segundo o professor “o Semiárido representa 11% do território nacional e 60% do nordeste é preciso ser ético com a natureza, ou seja, pensar antes de agir para preservá-la”. O referido professor apresentou na sua intervenção especial um leque de alternativas para nós que vivemos no Semiárido demonstrando que só estudado a nossa realidade podemos desenvolvê-la e preservá-la.
BOTANDO A MÃO NA MASSA.
No domingo, dia 06 de novembro, houve o encerramento na chácara de Sandro Ferreira no Sítio Pocinhos. Neste dia, chegou mais um carro com pessoas da Paraíba para participar do mutirão. Lá foram produzidas 939 mudas nativas, a saber: 347 Sabiá, 182 Mororó (pata de vaca) 105 canafístula (Acásia), 81 Jucá (pau-ferro ). E frutíferas 224 mudas de pinha.
“Estou aqui porque sou parte e, como parte, preciso fazer a minha parte. Aprender mais para preservar mais e ao mesmo tempo alimentar a minha consciência de que é preciso lutar mais para defender o meio ambiente”. Dedé Rodrigues respondendo a pergunta feita na dinâmica a todos.
PARABÉNS A PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA POR INTERMÉDIO DO SECRETÁRIO SANDRO FERREIRA E A TODOS QUE PARTICIPARAM E APOIARAM ESTE IMPORTANTE MUTIRÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário