sábado, 1 de dezembro de 2012

CANDIDATAS A DIREÇÃO DA ESCOLA ARNALDO INTRODUZEM OS SEUS PLANOS DE GESTÃO.


Na introdução Solange Leite destaca as seguintes ideias centrais:

  “Vemos o mundo em rápidas transformações pela facilidade de acesso às informações que os meios de comunicação nos proporcionam”.  “Essa situação deixa explícitas as diferenças sociais, culturais e econômicas cada vez mais gritantes, causando o agravamento dos valores afetivos, éticos e morais.”
          A crise econômica e os conflitos sociais promotores das desigualdades desafiam consciências e posturas, necessitando cada vez mais de ações interativas dos mais variados segmentos sociais.

           E a Escola? Como cumprir seu papel social diante de tanta carência?
          Para que não seja excluída também do processo são necessárias ações concretas e comprometidas com a formação de uma sociedade mais justa e humana.

          Uma gestão nesses moldes será trilhada nos princípios de Gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, qualidade de ensino, parceria entre a escola e a comunidade, autonomia e democratização do acesso e permanência do aluno na escola. Isso requer que a escola, numa interação dinâmica com sua comunidade.



Já para Jean Cândido:

“A elaboração de um plano de Gestão Escolar tem que está fundamentada nas políticas públicas nas três esferas Federal, Estadual e Municipal”. Ela destaca a situação da educação no Brasil que não condiz com o século XX, pois ainda há muita gente excluída da escola e os dados são maquiados, mas a realidade é que quando se estabelece parâmetro com outros países o Brasil está muito atrás.

Jean destaca também a necessidade de mudança dos currículos dos sistemas formais de educação proposta pela ONU, por meio da resolução Nº57\254 para os Estados Membros.

Na conclusão ela destaca a importância dessa política voltada para uma “Educação Planetária” que deve acontecer na prática nesses países membros com a renovação dos currículos, atendendo as necessidades de cada região para que possa despertar o interesse do aluno e garantir o desenvolvimento sustentável.

  

 

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