O prefeito eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), participou nessa sexta-feira (30) de um seminário na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) onde se discutiu a criação de políticas públicas com relação aos resíduos sólidos. Ele foi como representante do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e o evento contou com a prsença do próprio presidente da Sudene, ex-senador Paes Landim, informa o Farol de Notícias.
De acordo com o prefeito eleito, o evento serviu para deixar mais clara a discussão em torno do futuro dos “lixões”, que segundo Duque, estão com os dias contados. O petista reforçou a proposta que os novos prefeitos da região precisam tomar uma decisão conjunta sobre o assunto. “O seminário foi muito importante para avançar na discussão com relação ao trato dos resíduos sólidos. Agora, a proposta é que todos os municípios do Pajeú definam um modelo de aproveitamento do lixo para produção de energia”, avaliou o petista, afirmando que o debate serviu para abrir horizontes sobre um assunto que vem se arrastando sem soluções viáveis.
Duque participou de um encontro com outros gestores sobre aproveitamento de resíduos sólidos no último dia 28.
“Os aterros sanitários são propostas antigas. Deixei o seminário muito entusiasmado e vamos fazer um planejamento para Serra Talhada em defesa, principalmente, do meio ambiente”, disse o prefeto eleito. Em apenas uma semana, o debate em torno dos ‘lixões’ foi realizado por duas vezes pelos prefeitos eleitos do Pajeú.
Dia 28, os prefeitos do Pajeú estiveram reunidos hoje em Serra Talhada discutindo a possibilidade de criação de uma Usina de Biomassa, projeto orçado em R$ 50 milhões. A ideia proposta é de reciclagem do lixo dos municípios, em uma área de 100 hectares, doada por uma das cidades do Consórcio do Pajeú, com isenção fiscal de ISS e IPTU. A usina poderá ser uma grande alternativa para o problema da destinação do lixo no Pajeú, favorecendo a coleta seletiva e o fim dos lixões. Por Aldo Vidal.
|
Blog do Nill Júnior
|
sábado, 1 de dezembro de 2012
PREFEITOS DEVEM DEFINIR PLANO PARA APROVEITAMENTO DE LIXO NO PAJEÚ, DIZ LUCIANO DUQUE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário