quinta-feira, 25 de abril de 2013

Acordo leva professores de inglês ao Reino Unido


(por Sandro Ferreira)

Protocolo que concede bolsas de estudo foi assinado na manhã de hoje (25), pelo British Council Brasil, banco HSBC e o Governo de Pernambuco.

No início da tarde desta quinta-feira (25), o governador Eduardo Campos e representantes do Conselho Britânico (British Council Brasil) e do banco HSBC assinaram protocolo que permite a concessão de bolsas de estudo para professores de inglês da rede estadual de ensino. A assinatura ocorreu na sede provisória do Governo de Pernambuco, até então, instalado no Centro de Convenções, em Olinda, região metropolitana.
Segundo o governador, a oportunidade é importante, visto que os professores de inglês vão poder aperfeiçoar o idioma em instituições de ensino da Inglaterra. “Além dos alunos que viajaram através do (Programa) Ganhe o Mundo, onde temos cerca de 1.600 que já embarcaram pelo programa, agora os professores poderão melhorar ainda mais o ensino da língua inglesa e, assim, ascender profissionalmente. Espera-se que o projeto repercuta positivamente sobre cerca de mil alunos da rede estadual”, afirmou.
Para isso, os professores terão direito a um mês de curso em instituições britânicas. Com o projeto, o Governo estima um orçamento inicial de 100 mil libras, aproximadamente R$ 325 mil reais. A verba será disponibilizada pelo Britsh Council, órgão oficial de relações culturais internacionais do Reino Unido, e o banco HSBC, que assumirão, cada um, metade do valor.
De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Educação do Estado (SEE), serão oferecidas aproximadamente 30 bolsas para os docentes e o embarque dos selecionados está previsto para janeiro de 2014. Todas as despesas - passagens, curso e acomodação - serão custeadas pelo programa. O edital está previsto para ser lançado ainda no mês de agosto deste ano, porém, a seleção, que prevê 25 vagas inicialmente, serão exclusivas para professores efetivos.
Sobre a escolha de Pernambuco como Estado pioneiro do programa, o diretor nacional do Conselho Britânico, Richards Masters, explicou: “Cerca de 95% dos professores de inglês não sabem ensinar com tanta precisão o idioma. Nossa intenção é ampliar o número de professores beneficiados e levar o programa para outros estados do Brasil. Assim, os resultados dessa ‘ação piloto’ serão determinantes para o seu futuro”, concluiu Masters.
fonte: 
por Priscilla Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário