quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão no Texas deixa 160 feridos; número de mortos é incerto


Uma explosão em uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, no Estado americano do Texas, deixou um número ainda incerto de mortos e centenas de feridos, na noite desta quarta-feira (17). A polícia estimou o número de mortes entre cinco e 15, incluindo os primeiros bombeiros que atenderam a ocorrência.




A explosão ocorreu por volta das 20 horas (22 horas pelo horário de Brasília) na cidade de cerca de 2.700 habitantes, a cerca de 190 km da capital Austin, e devastou a fábrica da West Fertilizer. Até o momento, a polícia trata o caso como uma explosão acidental.

Segundo as autoridades, pelo menos 50 casas foram danificadas e um edifício com 50 apartamentos ficou destruído. Um asilo também teria sido atingido, segundo informações preliminares. Várias construções no entorno ainda continuavam em chamas por volta da 1h30 (3h30 de Brasília). Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.

Tanto o número de mortos quanto o de feridos são conflitantes nas agências de notícias americanas e internacionais. Enquanto a "CBS" fala em até 70 mortos, a "CNN" cita apenas duas vítimas.

O diretor do sistema de administração de emergências de West, George Smith, afirmou nesta quinta-feira (18) que ao menos dois médicos morreram e três bombeiros devem ser confirmados entre as vítimas da explosão. Segundo Smith, a contagem de corpos pode chegar a 70.

O prefeito da cidade, Tommy Muska, disse que mais de 160 pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate após a explosão. Um socorrista declarou à agência "AFP" que o estado de 40 é muito grave.

O diretor do centro médico Hillcrest Baptist, em Waco, Glenn Robinson, disse à CNN que uma unidade de atendimento de emergência foi montada em um campo de futebol perto da fábrica para agilizar a triagem dos pacientes.

Polícia descarta atentado

O sargento da Polícia de Waco, Patrick Swanton, disse que as autoridades ainda investigam a causa da catástrofe. Ele afirmou, porém, que "não há indicativo de que isso é qualquer coisa diferente de um incêndio acidental" - ou seja, sem relação com o recente atentado a bomba que matou três na maratona de Boston e o envio de cartas com substância venenosa à Casa Branca e ao Senado.

Segundo o jornal The New York Times, um incêndio atingia a fábrica de fertilizantes antes da explosão. "O fogo se espalhou, atingiu um dos tanques que contêm produtos químicos para tratar os fertilizantes, e houve essa explosão, cujos danos são de grande extensão", disse o congressista Bill Flores, do Texas.

As pessoas com ferimentos foram atendidas em um campo de futebol da escola local. "Há muita devastação. Nunca vi nada parecido. Parece uma zona de guerra, com todos os escombros", afirmou o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.

A testemunha Debby Marak disse ter visto fumaça vinda da área próxima à fábrica e que se dirigiu naquela direção para ver o que ocorria. Segundo ela, quando chegava mais perto do local, dois garotos correram em sua direção gritando que as autoridades haviam pedido a eles que deixassem a área porque a fábrica de fertilizantes explodiria.

"Era como estar no meio de um tornado. Havia coisas voando por todo o lado. Meu para-brisas quebrou. Parecia que toda a Terra estava tremendo", disse Marak. "Pareciam três bombas explodindo muito próximo a nós", disse Lydia Zimmerman.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo causado pela explosão foi equivalente a um terremoto de magnitude 2.1 (fraca intensidade).

Por volta das 10 horas (horário de Brasília), pelo menos dez prédios ainda estavam em chamas na cidade, segundo a emissora de TV local WFAA.


Informações da Folha de S.Paulo e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário