segunda-feira, 22 de abril de 2013

POR QUE OS PROFESSORES DE TABIRA DE PERNAMBUCO E DO BRASIL VÃO PARAR NOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL?



Por Dedé Rodrigues.

I - PARTE.


Professores farão greve de três dias por aplicação da lei do piso


Começa nesse dia 23 e vai até o dia 25 de março de 2013 uma parada nacional dos trabalhadores em educação. Por que os trabalhadores vão parar de Tabira a outra ponta do Brasil? A principal bandeira reivindicatória da CNTE é a aplicação da Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008, ainda não é respeitada por oito estados brasileiros. Em fevereiro de 2013, o Supremo decidiu que os estados precisam cumprir integralmente a lei a partir de 27 de abril de 2011. De forma que os trabalhadores que não receberam podem cobrar na justiça o pagamento. Leia abaixo mais informações da CNTE.



A greve nacional dos professores vai reivindicar também outras questões fundamentais para a educação brasileira, como a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional, criação do Sistema Nacional de Educação, 100% dos royalties do petróleo para educação.


Também faz parte das reivindicações da categoria à definição de diretrizes de carreira para os profissionais da educação e a regulamentação do artigo 206 inciso 8º da Constituição (ampliação do piso salarial para todos os profissionais da educação), além da regulamentação da convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da negociação coletiva no serviço público.


Em todos os estados serão realizados atos estaduais e municipais nas assembleias legislativas e sedes de governo. Na quarta-feira (24), a CNTE realizará um ato na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) com a presença de representantes de todos os sindicatos filiados e se reunirá com os presidentes da Câmara e do Senado Federal.
Da Redação em Brasília. 
Com informações da CNTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário