segunda-feira, 29 de abril de 2013

Gengibre: Uma Poderosa Raiz


(por Sandro Ferreira)
O Gengibre é…
Uma raiz originária da Ilha de Java, na Índia e China, que pode ser consumida tanto na culinária quanto na medicina. Seja como alimento ou como remédio ele é um alimento termogênico, tem a capacidade de acelerar o metabolismo, favorecer a capacidade de queima de gordura corporal, além de ter ação bactericida, desintoxicante e ainda melhorar o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
Gengibre: a Raiz Emagrecedora e Anti-inflamatória
O gengibre e seus nutrientes:
Essa raiz possui uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Essa substância é que é responsável pelo característico sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre devem-se à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
Benefícios do gengibre
  1. Combate problemas estomacais (enjoos, gases, indigestão, náuseas, perda de apetite). Auxilia também na digestão de alimentos gordurosos. Lembrando que não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos. Ainda relacionado ao estômago, está o combate ao mau hálito, cólica menstrual e até a ressaca.
  1. Alivia dores decorrentes das inflamações das articulações, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e a inflamação dos brônquios.
  1. Ainda o óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras.
  1. Vale ressaltar também que o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas. 
Formas de consumi-lo:
Essa raiz pode ser consumida das mais diversas formas, não é possível que você não aprecie nenhuma delas. Pode-se apreciá-la em chás, pratos quentes, sucos, pedaços e conserva (com um sushi, delícia!).
  1. Receitas de sucos com gengibreSuco de Couve com Melão e GengibreSuco de Couve e AcerolaSuco de Couve, Maracujá e Gengibre.
  1. Receitas de pratos com gengibreLinguado com Tangerina e GengibreCarne Oriental com Ervilha TortaFrango XadrezFrango ao Curry (Caril)Frango Xadrez Rápido.
  1. Receitas de  pratos doces com gengibreMousse de Mamão LightPé de Moleque Nordestino Tradicional.
  1. Receita de conserva de gengibreGengibre em Conserva ou Shoga Gari.
  1. Receita de molho com gengibreReceita de Molho Tarê.
Recomendação de consumo dia
Estudo apontam que os benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário