(por Sandro Ferreira)
O Gengibre é…
Uma raiz originária da Ilha de Java, na Índia e China, que pode ser consumida tanto na culinária quanto na medicina. Seja como alimento ou como remédio ele é um alimento termogênico, tem a capacidade de acelerar o metabolismo, favorecer a capacidade de queima de gordura corporal, além de ter ação bactericida, desintoxicante e ainda melhorar o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
O gengibre e seus nutrientes:
Essa raiz possui uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Essa substância é que é responsável pelo característico sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre devem-se à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
Benefícios do gengibre
- Combate problemas estomacais (enjoos, gases, indigestão, náuseas, perda de apetite). Auxilia também na digestão de alimentos gordurosos. Lembrando que não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos. Ainda relacionado ao estômago, está o combate ao mau hálito, cólica menstrual e até a ressaca.
- Alivia dores decorrentes das inflamações das articulações, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e a inflamação dos brônquios.
- Ainda o óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras.
- Vale ressaltar também que o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
Formas de consumi-lo:
Essa raiz pode ser consumida das mais diversas formas, não é possível que você não aprecie nenhuma delas. Pode-se apreciá-la em chás, pratos quentes, sucos, pedaços e conserva (com um sushi, delícia!).
- Receitas de sucos com gengibre: Suco de Couve com Melão e Gengibre, Suco de Couve e Acerola, Suco de Couve, Maracujá e Gengibre.
- Receitas de pratos com gengibre: Linguado com Tangerina e Gengibre, Carne Oriental com Ervilha Torta, Frango Xadrez, Frango ao Curry (Caril), Frango Xadrez Rápido.
- Receitas de pratos doces com gengibre: Mousse de Mamão Light, Pé de Moleque Nordestino Tradicional.
- Receita de conserva de gengibre: Gengibre em Conserva ou Shoga Gari.
- Receita de molho com gengibre: Receita de Molho Tarê.
Recomendação de consumo dia
Estudo apontam que os benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário