sábado, 27 de abril de 2013

PROFESSOR FRANCISCO MACIEL: “precisamos fazer uma revolução na educação”.



Por Dedé Rodrigues.

IV – parte.


Na primeira matéria que escrevi sobre o debate na educação que houve na Câmara de Vereadores, 24\04 levantei a tese de que “não haverá desenvolvimento para todos enquanto os governantes não atenderem as nossas reivindicações”. Não penso que a educação vai resolver todos os problemas do Brasil, no entanto, como todo fenômeno social está relacionado, a defasagem educacional no Brasil torna-se entrave ao desenvolvimento econômico, político, cultural, social etc. Já reforçaram a minha tese nessa sequência de matérias Joel Mariano, Alecsandra Barros e agora o Professor e dirigente do SINTEPE Francisco Maciel.

O professor Francisco Maciel começou a intervenção dele falando que “esses três dias de greve foi para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre a necessidade de fazer uma revolução na educação”.  E além de abordar e tirar dúvidas sobre muitas questões relacionadas com o dia-a-dia do professor ele afirmou que “perdemos na média para 47 profissões com a mesma formação e uma mesma jornada que a nossa”.
O professor Francisco ainda tirou diversas dúvidas sobre questões nossas do cotidiano, como por exemplo: sobre as aulas atividades e sobre a frequência na caderneta e a frequência online.  Ele também disse que é preciso cobrar dos congressistas o Plano Nacional de Educação e os 10% dos royalties do petróleo para educação, pois está tudo travado no congresso e a imprensa não fala nada. Falou da nossa dificuldade em fazer mestrado e doutorado, entre outras coisas.   
Francisco, além de reforçar na sua intervenção as questões mais gerais sobre a educação já abordadas por mim e Joel, ele traz uma série de informações sobre a nossa realidade. Ele levanta algumas questões com base em nossos salários mais ou menos assim: “como vamos conhecer a realidade com a velocidade da informação sem ter acesso a ela”? “Eu duvido que um advogado não invista em livros e em tecnologia”. Para ele a sociedade devia brigar pelo professor como briga, às vezes, por coisa menor.  Segundo Francisco “a sociedade tem que parar para pensar na nossa realidade”: “salas superlotadas, quentes, jornada até quádrupla para 86% dos professores da educação infantil, baixos salários, livros caros, doenças da profissão etc”. Quais são as consequências disso tudo? Eu respondo: evasão escolar, repetência, baixo rendimento escolar, falta de mão -de - obra qualificada no mercado de trabalho, atraso tecnológico, subdesenvolvimento, desigualdade social e a falta da qualidade no ensino. Está dando para perceber a relação dos fenômenos sociais? Na próxima matéria para apimentar o debate com a palavra a professora Paula Amaral. Fique ligado!

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