quarta-feira, 17 de abril de 2013

PARTIU DILTON MARCOLINO: “O ADVOGADO DOS POBRES”!


Por Dedé Rodrigues.



Na passagem por essa vida cada um de nós deixa um legado que faz parte da nossa história. Assim também foi com o companheiro Dilton Marcolino que teve uma passagem relativamente rápida por essa vida, mas deixou a sua marca de bom pai, esposo, filho, amigo e defensor dos pobres. Dilton era um homem calmo e, ao mesmo tempo, muito esforçado no seu trabalho. Muitas pessoas pobres lembravam no dia do sepultamento dele de alguma causa jurídica que teria ganhado a seu favor em ação como defensor público. Eu mesmo lembro-me de uma ação que vencemos na primeira instância contra uma eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira. Leia mais e veja as fotos abaixo.


 Dilton Marcolino, alem disso tudo,  era um homem de mentalidade progressista que primava pelo desenvolvimento de sua terra, daí porque, a meu ver, a sua perda torna-se ainda maior, não só para a sua família, amigos e companheiros de trabalho da Defensoria Pública de Pernambuco, mas também para a sociedade pernambucana.  No dia anterior à sua partida concedeu uma entrevista no Programa de Nill Junior na Rádio Pajeú, no qual dizia: “o sistema prisional do Brasil não é para ser humano, é um ambiente que causa indignação, é preciso cobrar do governo a resocialização do preso e condições carcerárias”. Não é a toa que era uma autoridade também de destaque na OAB -PE.

O SEPULTAMENTO.

Milhares de pessoa vieram a Tabira de muitos lugares nesse dia 17 de abril para prestigiar esse tabirense, Pernambucano e brasileiro na sua última viajem. Amigos da Defensoria pública, autoridades de todos os partidos e ideologias e as pessoas simples que o amavam acompanharam o cortejo até o cemitério. Uma representação de alunos da Escoa Monteiro Lobato trazida por uma Professora de História de Afogados da Ingazeira esteve presente prestigiando também.  Muitos ramalhetes de flores levados por um grupo de meninas puxavam o cortejo e o seu pai, Zezinho Brandino, com uma dor cortante no coração ainda teve a coragem de pegar no microfone e agradecer a todos que vieram prestigiar o seu filho. A música que dizia “eu sei que vou te amar, em cada despedida, eu vou te amar”, tocava os corações daquela multidão que também não continha as lágrimas. Frases  como a do Dr. Doglas  que dizia na hora do sepultamento “ é muito difícil falar  nesse momento  daquele que fez muito pelo pobres, mas sei que vamos nos encontrar em alguma tribuna cheia de estrelas”. Os representantes da Defensoria Pública da subseccional de Afogados da Ingazeira que me foge a memória os nomes diziam frases assim: “Dr. Dilton foi um homem que defendia a justiça social e a cidadania”. “Nós estamos perdendo um irmão que assumiu a causa dos desvalidos se tornando o advogado dos pobres”. “ele deixou um exemplo de vida e de luta pela a cidadania, estamos orgulhosos por isso”. Para Dr. Luciano Bezerra numa entrevista no dia anterior: “somos do primórdio da Defensoria Pública do Estado. Tínhamos uma relação de irmão. Não é jogando flores por que ele se foi, é a verdade.  Dilton era um defensor público 24 horas por dia, morreu no combate quando ia para o Recife. Tabira perde um filho e a Defensoria Pública perde um baluarte”.     
Muito ainda poderia falar de bem desse amigo da gente, mas termino desejando aos que mais sentiram a sua partida Dinca, Deja, Deita, Risia, seu pai, sua mãe e suas filhas que sejam fortes para superarem esse momento difícil.

VIVA DILTON MARCOLINO!    


































    

Nenhum comentário:

Postar um comentário