quinta-feira, 25 de abril de 2013

DEDÉ RODRIGUES: “NÃO HAVERÁ DESENVOLVIMENTO PARA TODOS NO BRASIL ENQUANTO OS GOVERNANTES NÃO ATENDEREM AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES”.



II – Parte
Foto pedro Pereira
No encontro que houve para debater a educação na Câmara de Vereadores, 24\04, o primeiro que foi convidado para usar da palavra fui eu. Na minha intervenção procurei debater as reivindicações mais gerais que a CNTE coloca na pauta dessa luta tais como: o pagamento do piso nacional de salários, o novo plano de educação do Brasil,  100% dos royalties do pré-sal para educação e também 10% do PIB brasileiro para educação etc.  A minha preocupação foi, com base no método dialético, mostrar aos presentes a relação que há entre educação e desenvolvimento para confirmar a máxima acima de que “não haverá desenvolvimento para todos no Brasil enquanto os governantes não atenderem as nossas reivindicações”. Com base nessa hipótese, quero apresentar duas conclusões nessa matéria: A primeira se inspira nas conquistas históricas que foram produtos das lutas sociais e, essa greve de três dias, é a continuidade dessas lutas. A segunda é que o Brasil só será desenvolvido se a gente conquistar as reivindicações que lutamos por elas.


Diz um preceito cristão que “prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. Com base nessa frase há dois mil e treze anos o cristianismo é difundido pelo mundo a fora para cultuar a figura maior da religião católica que é Jesus Cristo. E se a vida é o bem maior de um ser humano, vale lembrar com base na História, que milhões de outras pessoas, heróis não citados nos livros nem lembrados pela elite, deram as suas vidas pela causa da liberdade e dos direitos humanos. Onde estão os heróis atuais?  Eles estão no meio de todas as lutas que são travadas na atualidade para mudar, desde o local onde vivem, até os seus países e o próprio mundo. Os heróis também estão entre os professores que pararam nesses três dias no Brasil. Eu me orgulho dos professores dos meus dois filhos que pararam conosco, pois não há exemplo maior de cidadania do que ela ser exercida na prática. É fácil falar em cidadania na sala de aula, mas se “as palavras convencem, os exemplos arrastam”. 

O que tem a ver essa introdução anterior com a sequência da minha matéria?  É que nós somos a continuidade desse legado de lutas e conquistas deixado pelos nossos ancestrais. Não fomos nós que inventamos a luta de classes, nem mesmo Marx, que descobriu que ela é o motor da História. A relação entre patrão e empregado, governo e trabalhadores sempre foi conflitante nas sociedades divididas em classes sociais. Será com Sebastião Dias aqui em Tabira, com Eduardo no Estado de Pernambuco e com Dilma na presidência da República.  O que diferencia esses governantes é o tratamento que eles têm e terão com a categoria nesses momentos de conflitos. Na esfera nacional está havendo diálogo com a categoria e a presidenta Dilma já sinalizou 100% dos royalties do petróleo para a educação.   No Estado o diálogo com o Governador Eduardo Campos não é satisfatório e ele ainda “pisa na bola” com a categoria quando ameaça o não pagamento dos dias parados. Na esfera municipal Sebastião Dias nem no debate apareceu e já há diversas denúncias de perseguição e retrocessos em pouco mais de três meses na educação do município.

Por fim, a postura dos governantes citadas acima dar razão aos meus argumentos sobre a necessidade da luta dos trabalhadores em educação para arrancar essas conquistas gerais citadas na introdução dessa matéria. Os governantes, em vez de perseguir, deveriam nos agradecer por estarmos lutando por mais recursos para eles mesmos gerenciarem. E concluindo, não há como desenvolver esse país com o tipo de educação que ofertamos aos nossos alunos devido aos poucos investimentos que estão sendo carreados para esse setor no Brasil. Eu poderia citar muitos entraves pela falta de investimentos a essa educação que queremos e que, sem ela, não teremos também uma nação desenvolvida para todos. Mas vou deixar para as próximas matérias a começar pela de Joel Mariano.    
   

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