terça-feira, 23 de abril de 2013

POR QUE OS PROFESSORES DE PERNAMBUCO E DE TABIRA DEVEM ADERIR A PARADA NACIONAL NESSES DIAS 23,24 E 25 DE ABRIL?



Por Dedé Rodrigues.

ÚLTIMA PARTE.

Na primeira parte dessa matéria abordamos as questões mais gerais da necessidade do Brasil inteiro parar nesses três dias de abril. Agora vamos falar um pouco da realidade educacional do Estado de Pernambuco e alguns aspectos da educação do município de Tabira para justificar a nossa adesão ao movimento. Para início de conversa, se o critério da verdade é a prática, vamos tentar mostrar alguns avanços, mas também alguns retrocessos na educação de Pernambuco e de Tabira.


No Estado de Pernambuco o nosso piso, agora com o aumento concedido pelo governo de 7,97% parcelado, deveria ter sido pago desde janeiro, por essas e outras ainda ganhamos o pior salário do país. Mais de um milhão de jovens analfabetos e quase dois milhões jovens, adultos e idosos analfabetos funcionais. Cento e doze mil jovens e adultos evadidos e mais de duzentos mil pernambucanos de quatro aos dezesseis anos estão fora da escola.

O governo concedeu notebooks, microfone, bônus, jornais para os professores e tabletes para os alunos, mas falta a internet banda larga nas escolas e capacitação tecnológica para os professores e, principalmente, atualizar o nosso Plano de Cargos e Carreira que está bastante defasado. Continuamos com salas superlotadas de alunos, falta de infraestrutura adequada em muitas escolas do Estado e nossas salas de aulas são muito quentes estão precisando de climatização. Precisamos também reduzir a carga horária do professor para sobrar mais tempo para capacitação nas aulas atividades.  O governo precisa substituir treze mil e sessenta e quatro funcionários que ele reduziu no quadro efetivo desde 2007 com a contração de temporários. 

Por último, o governador Eduardo Campos precisa consultar a história do seu avô Miguel Arraes para aprender a se relacionar com o movimento sindical. Para um “socialista” fica muito feio, antes mesmo da parada nacional, já mandar a Secretaria de Educação ameaçar cortar o ponto dos professores, forçando o SINTEPE a ter que acionar o Ministério Público para garantir os 200 dias letivos para os alunos.

Como está a educação em Tabira?

Em Tabira, apesar de pouco mais de três meses de governo, a gestão atual que ganhou a eleição prometendo “mudanças” e escolheu o slogan “governando como o povo” o que deve fazer é manter a valorização salarial conquistada pela categoria no governo Dinca e Joel e, na medida do possível, procurar avançar nos índices do IDEB, elaborando um projeto de intervenção para isso.  É preciso também manter e ampliar as obras de infraestrutura da educação conquistadas com uma boa gerência dos recursos públicos.  Mas o que percebemos são algumas medidas conservadoras que já apontam retrocessos nessa área, vejamos: fechamento da Escola de Tempo Integral Antonio Nogueira Barros, terceirização de capacitação, atraso de quase três meses na compra dos 30% da merenda proveniente da agricultura familiar e, agora por último, denúncias de perseguição política a três servidoras públicas que ocuparam cargos de destaque no governo anterior, Dinalva Pereira, Luzinete Marques e Sandra da Borborema.  Bem, se o governo atual continuar com essa prática na educação e, se essa onda se espalha por outras áreas, “mudar e governar com o povo” ficará na intenção de algumas boas almas que acreditaram na mudança em Tabira. Por essas e por outras os professores de Pernambuco e também de Tabira devem aderir à parada nacional.  

Um comentário:

  1. Olá, sou responsável pelo site www.brindesgratis.com lá divulgamos amostras e brindes grátis que empresas estão distribuindo através da internet, hoje o BrindesGratis.com é o mais acessado site do Brasil, com mais de 10.000 acessos por dia, envio este email por que gostaria de fazer parceria com seu blog!
    Se houver interesse é só mandar um email.
    Abraços

    ResponderExcluir