quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Em protesto contra PEC 215 indígenas pedem Fora Cunha

Na manhã desta quarta (16) lideranças indígenas que participam da I Conferência Nacional de Política Indigenista ocuparam as cúpulas da câmara e do senado. O objetivo é impedir que a PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a demarcação das terras indígenas, entre em votação no plenário. Os manifestantes também pediram o Fora Cunha durante o protesto.

Indígenas em protesto nas cúpulas da camara e do senado














 
O texto da PEC 215, que também possibilita a revisão de terras demarcadas, é visto como uma ameaça pelo povos tradicionais indígenas e por movimentos que lutam pelo direito fundamental dos indígenas à terra.


Após 15 anos de tramitação no legislativo a PEC foi aprovada em outubro naComissão Especial de Demarcação de Terras Indígenas da Câmara dos Deputados. O próximo passo é a votação em plenário.
No dia 14, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, se declarou contrário à PEC durante intervenção na conferência. A procuradora da república Deborah Duprat afirmou que a PEC é inconstitucional e que, mesmo aprovada no congresso, o Supremo Tribunal Federal vai declarar a inconstitucionalidade do  texto.
A líder indígena Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) defendeu autonomia para a Funai cumprir a missão institucional sem a pressão do agronegócio.
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Indígenas em protesto nas cúpulas da camara e do senado



do Portal Vermelho com informações da Agência Brasil e Canal Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário